Jacto apresenta conceito de veículo autônomo JAV

16.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Rosana Gonçales Oliveira Rocha

A Jacto apresenta, na Agrishow 2011, o Projeto JAV (Jacto Autonomous Vehicle). Trata-se de um conceito de pulverizador autônomo, totalmente desenvolvido pela empresa.

O Projeto JAV nasceu com o intuito de gerar tecnologias, conhecimentos e experiências para futuros produtos que necessitem de especificidades na realização de tarefas em campo sem a presença humana. O conceito mostrado é um pulverizador autopropelido capaz de, num primeiro momento, realizar tarefas em ambientes controlados, tais como estufas. Num segundo estágio, será capaz de trabalhar em culturas perenes, como em culturas de laranja e, em um último estágio, em culturas extensivas, como soja, milho e cana.

A motivação para esse estudo baseia-se no trinômio SEGURANÇA, QUALIDADE, PRODUTIVIDADE, com a proposta de oferecer ao produtor toda segurança necessária para uma maior produção com menores custos. O JAV está apto a trabalhar individualmente ou como membro de um comboio que realiza trabalho cooperativo. O equipamento está dotado de sensores que monitoram todas as atividades na área e o guiam por uma rota pré-estabelecida, mas também é capaz de identificar obstáculos fixos ou móveis, parando em casos de emergência e informando a sua base de controle. Quando está trabalhando em grupo, cada unidade envia e recebe informação de uma base de apoio, que os coordena de forma que haja a cooperação entre eles.

O seu sistema de pulverização identifica as plantas permitindo o acionamento preciso, economizando insumos e protegendo o meio ambiente. Também está dotado de sensores que monitoram continuamente as condições meteorológicas e decidem, de forma autônoma, se devem ou não realizar a pulverização.

Para o desenvolvimento deste veículo conceito, a empresa necessitou reunir vários conhecimentos, como por exemplo: Sistemas de navegação; Visão computacional para identificação de objetos e obstáculos; Tecnologias de comunicação entre máquinas para rabalhos colaborativos entre vários equipamentos; Telemetria para medir e controlar os parâmetros de trabalho.

O veículo autônomo proporcionará um trabalho seguro ao homem (evitando sua presença em ambientes de risco) e ao meio ambiente, além de proporcionar qualidade através do controle dos parâmetros críticos da operação. A capacidade de trabalhar 24 horas e o trabalho colaborativo entre várias unidades JAV resultará em alta produtividade.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025