Safra de cana-de-açúcar será de 602,18 milhões de toneladas
A demanda pela produção de alimentos no mundo deve aumentar significativamente até 2050, de acordo com a ONU, e o principal desafio do setor – agrícola e industrial – esbarra em como produzir de maneira sustentável, ou seja, de maneira que reduza o impacto ambiental. Um dos pontos principais na busca de modelos ou saídas para a produção correta de alimentos é o fomento de pesquisas e tecnologias que conte com parceiras entre o setor público e privado.
Para discutir as inovações tecnológicas na cadeia produtiva de alimentos, com ênfase em áreas relevantes para a competitividade do mercado e preservação do meio ambiente, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) – ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo – e o Instituto Fraunhofer IVV na Alemanha promovem o 2º Seminário Internacional ITAL & Fraunhofer.
O evento que será realizado dias 12 e 13 de abril, em Campinas, terá início a partir das 8h30 com a presença da secretária de Agricultura, Mônika Bergamaski, que na oportunidade vai assinar o protocolo de intenções com o Instituto Fraunhofer Gesellschaft – o segundo firmado entre a SAA e o Fraunhofer Gesellschaf, desde 2010.
Também devem participar da abertura do evento o diretor do Departamento de Engenharia de Processos – Fraunhofer IVV, Peter Eisner; o diretor do ITAL, Luis Fernando Ceribelli Madi; o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro; a coordenadora da Assessoria de Assuntos Internacionais, Ana Lúcia Stival; e o vice presidente do Fraunhofer Gesellschaf, Ulrich Buller.
O convênio que será assinado amanhã pela secretária Mônika Bergamaski vai possibilitar a criação do Centro de Inovação em Alimentos e Bioenergia, em Campinas, para o aumento sustentável da produção agrícola brasileira e o desenvolvimento de alimentos processados de maior valor agregado.
A efetivação do projeto deve contar ainda com a criação de novas parcerias entre os institutos e Universidades, Indústrias e outras Instituições da região e do País, para a realização de planos estratégicos.
Nos dois dias de Seminário, pesquisadores dos institutos e palestrantes irão abordar temas de produção sustentável de alimentos, como a otimização de ingredientes alimentares vegetais, uso de subprodutos e melhor conservação de embalagem de alimentos, produtos alimentares saudáveis - alimentos enriquecidos com fibras, inovações em processamento de alimentos, especialmente de produtos de processamento de frutas; valorização e avaliação da qualidade de derivados de cacau e chocolate; exploração de resíduos da cadeia produtiva de alimentos na geração de bioenergia e produção de biomateriais.
Direcionado aos profissionais dos setores produtivos (privados ou não), indústria, universidades e pesquisadores, o seminário trará ao conhecimento dos participantes a forma como a pesquisa aplicada tem contribuído e pode contribuir ainda mais para inovações na cadeia de produção de alimentos.
A programação do evento pode ser conferida no link
.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura