Isla na presidência da ABCSEM

06.04.2010 | 20:59 (UTC -3)

O gerente de Desenvolvimento de Produto da Isla, Luis Eduardo Rodrigues, assumiu a presidência da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM).

Luis Eduardo Rodrigues é engenheiro agrônomo formado pela Faculdade Eliseu Maciel, de Pelotas. Possui experiência de 24 anos na área de horticultura e desde 2008 faz parte da equipe da Isla. Ao assumir a presidência da ABCSEM, Luis Eduardo pretende dar continuidade ao trabalho que já estava sendo realizado e assumir novos desafios. (Veja entrevista a seguir)

A Isla, que este ano completa 55 anos, é uma das empresas fundadoras da ABCSEM. "Assim como trabalhamos muito para a Isla se manter evoluindo nestes 55 anos, queremos também contribuir para o fortalecimento do setor como um todo", afirma a presidente da Isla, Diana Werner. "A Isla sempre esteve presente na organização da ABCSEM, mas agora, através da presidência do Luis Eduardo, teremos a oportunidade de sermos mais ativos na organização desse setor tão importante para a economia do país", completa Diana.

ENTREVISTA:

LUIS EDUARDO RODRIGUES

Qual a sua expectativa ao assumir a presidência da ABCSEM?

Luis Eduardo Rodrigues - A ABCSEM completa 40 anos em abril e é uma associação reconhecida, é uma referência na defesa do segmento HFO (hortaliças, frutas e ornamentais). Nós continuaremos a fazer todo o trabalho de representação do segmento, buscando a normatização junto ao Ministério da Agricultura, a condução dos processos legais e éticos fornecidos pelo Ministério. Esperamos que surja como resultado de todo esse trabalho a promoção, o fomento e o crescimento de todo esse segmento.

Quais as propostas para a sua gestão?

Luis Eduardo Rodrigues - Nós definimos quatro diretrizes estratégicas: a administrativa - que está relacionada com a estrutura de pessoal da Associação; a econômica - que se refere ao desenvolvimento de novas fontes de arrecadação para conduzir todos os projetos; a política - que visa buscar o relacionamento com as diferentes associações, procurando unir forças para dar suporte ao desenvolvimento da HFO; e a de marketing - que é a exploração da marca ABCSEM, uma marca que completa 40 anos em defesa do segmento

Como se dá a participação da Isla na ABCSEM?

Luis Eduardo Rodrigues - Ao mesmo tempo em que estou representando a Isla, ocupando o cargo da presidência, também represento todos os associados. Estou dividindo meu tempo entre a Isla e a ABCSEM, de forma também a representar toda a contribuição da Isla na ABCSEM, uma contribuição para o crescimento da Associação. Assim como esse ano é marcante para a ABCSEM, também é marcante para a Isla, que está completando 55 anos. Em todos os 40 anos da ABCSEM, a Isla sempre esteve presente, então é um momento muito importante.

Como está o mercado mundial e brasileiro de sementes?

Luis Eduardo Rodrigues - O comércio mundial de sementes é estimado em 30 bilhões de dólares e de hortaliças em 3,5 bilhões de dólares. Já o mercado brasileiro é estimado em 200 milhões de dólares. É um mercado em expansão, tendo em vista que tanto as hortaliças como as flores ornamentais estão dentro de uma tendência mundial, que é a procura da qualidade alimentar, a qualidade de vida, o bem-estar das pessoas.

As hortaliças possuem uma grande diversidade de nutrientes. Temos inúmeros dados que comprovam que o Brasil necessita aumentar o consumo de hortaliças. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo mínimo de 200 gramas de hortaliças por dia. No Brasil consumimos 110 gramas, algo muito abaixo do mínimo recomendado. Então veja o quanto ainda temos que crescer e desenvolver a cadeia de produção, comercialização e distribuição. E as flores também seguem essa tendência de crescimento.

Estima-se que a cadeia da HFO no Brasil gere de sete a oito milhões de empregos. O desenvolvimento da horticultura e de todo o segmento de frutas e ornamentais gera um grande volume de emprego. Então é dessa forma que pensamos dar nossa contribuição para a sociedade brasileira. Existe um cenário de crescimento e a ABCSEM está assumindo esse papel de responsabilidade, buscando a organização de toda a cadeia produtiva.

Fonte: Assesso D Comunicação - 51 3221 2829

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025