Livro aponta avanços na área de Fitossanidade
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), participou na manhã desta sexta-feira (17), do 5º Encontro de produtores de arroz, que aconteceu na sede dos funcionários da Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento Taquari Jacuí Ltda. (Certaja). Mais de 160 produtores da região da Planície Costeira Interna participaram do evento.
Com o tema “A Orizicultura Gaúcha”, o presidente do Irga, Claudio Pereira, falou do papel do instituto, como autarquia vinculada ao Governo do Estado por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. “O Irga é um instrumento em que os produtores utilizam para demandar ao Governo do Estado por meio das representações orizícolas”, destacou. Para ele, é fundamental a participação de todas as entidades de classe nesse processo. “Estamos buscando alternativas para o arroz e para a várzea. O Governo vem fortalecendo a relação com as entidades de classe. O problema central do arroz está na transferência de renda dos produtores primários para setores de cima da pirâmide produtiva”, salientou. Além disso, o dirigente destacou uma série de reivindicações do setor orizícola, atendidas a partir das reuniões de grupos de trabalho da Câmara Setorial do Arroz, junto ao Governo Federal e ao Governo Estadual.
Participaram do 5º encontro, o coordenador regional do Irga de Guaíba, Carlos Nassif, pesquisadores, o assessor técnico João Félix – Gimino, engenheiros agrônomos, técnicos, lideranças políticas, e interessados na cultura.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura