IHARA conquista bons resultados na “Maiores e Melhores empresas do Brasil” da revista Exame
O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) participou da 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 18ª Feira Estadual de Cooperativismo (Feicoop), no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria. O evento, que aconteceu de 8 a 10 de julho, reuniu cerca de 150 mil participantes de estados brasileiros, de países do Mercosul, América Latina e outros continentes.
A Feira teve como objetivo o fortalecimento da Economia Solidária: como uma alternativa da crise mundial e afirmação da mesma; como um novo modelo de Desenvolvimento Solidário e Sustentável das Micro e Pequenas Empresas, baseado no Empreendedorismo popular e coletivo.
De acordo com a coordenadora do Projeto esperança/Cooesperança, Irmã Lourdes Dill, o evento visa, também, conscientizar produtores e consumidores para a produção e o consumo dos produtos agroecológicos e da Economia Solidária, fortalecendo a Segurança Alimentar Nutricional Sustentável, Geração de Trabalho e Renda e o Desenvolvimento Local e Global, com Sustentabilidade.
Segundo o gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater) do Irga, Rui Ragagnin, o evento oportunizou a comercialização de arroz orgânico. “O Irga divulgou as ações da atual gestão na agricultura familiar e na economia popular solidária”, afirmou.
Participaram produtores de bens e serviços que se organizam de forma autogestionária para Comercialização Direta, trabalhadores do campo e da cidade, ecologistas, catadores de resíduos sólidos, Povos Indígenas, Quilombolas, grupos Afro-descendentes, Agricultores Familiares, artesãos, Agroindústria Familiar, Movimentos Sociais e Populares, Pastorais, Educadores/as, bem como os consumidores em geral.
A 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e a 18ª Feicoop tiveram o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, e Irga.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura