Irga define linhas prioritárias de atuação durante convenção técnica

02.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Comunicação e Mark

A apresentação e a discussão das demandas levantadas em municípios das seis regiões arrozeiras do Estado foram o foco da programação desta quinta-feira (2) durante a Convenção Técnica Estadual do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), em Santa Maria. Pesquisadores, técnicos, extensionistas e conselheiros da autarquia analisaram os pleitos das áreas de pesquisa, extensão rural e política setorial.

Em grupos temáticos, os participantes discutiram as questões com base em critérios técnicos e científicos. Foram analisadas as prioridades relacionadas aos temas “Desenvolvimento de cultivares”, “Usos alternativos do arroz e Pós-colheita”, “Manejo de Pragas, doenças e plantas daninhas”, “Manejo da irrigação e adubação”, “Meio ambiente e agroecologia” e “Uso alternativo dos sistemas das várzeas”. Segundo o assessor técnico do Irga, Sérgio Gindri Lopes, um dos principais objetivos da convenção é conciliar a opinião dos produtores com a dos pesquisadores e extensionistas.

O presidente do Irga, Claudio Pereira, explica que a análise dos grupos indicará quais ações têm mais importância e urgência de serem executadas, levando em conta o impacto que podem trazer ao desenvolvimento da cadeia orizícola.

Após as reuniões dos grupos temáticos, os relatores apresentarão em plenária geral a consolidação das prioridades de cada área do conhecimento. O produto final será a definição de linhas prioritárias de atuação da autarquia nas dimensões de pesquisa, extensão rural e política setorial para a gestão 2011/2014.

O evento, que se encerra amanhã ao meio-dia, conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do Irga e Fundação Irga.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025