Grupo Cultivar participa da Abertura Oficial da Colheita do Arroz
Pela segunda vez, o município de Camaquã, localizado na região da Planície Costeira Interna, a 130 km da capital gaúcha, sedia a 21ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O maior evento arrozeiro da América Latina traz uma programação diversificada que conta com palestras técnicas, exposição de máquinas e implementos agrícolas, cursos de regulagem de colheitadeiras, secagem e armazenagem de grãos, e gestão ambiental. Além disso, o evento orizícola marca uma série de debates, balcão de negócios, artesanato e mostra e degustação de produtos derivados de arroz.
Os produtores poderão conferir as principais estratégias para obter altas produtividades em suas lavouras. A grande atração será a Vitrine Tecnológica que concentra as principais tecnologias para a lavoura de arroz irrigado.
De acordo com o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, a Abertura da Colheita é a reafirmação pública da importância desta cultura agrícola na economia do Estado. “Nós estamos dando o apoio e a valorização para a cultura do arroz pela sua importância econômica e social”, destacou. Para Mainardi, a expectativa é de uma grande colheita. “Deveremos buscar por meio de esforços a garantia extraordinária para que esse cereal seja comercializado por preços que garantam a renda do produtor. Trabalharemos incessantemente para viabilizar as condições e garantir ao produtor a venda pelo preço mínimo desses 160 milhões de sacas de arroz”, enfatizou.
Conforme o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, o evento é de extrema importância por demonstrar a utilização da tecnologia usada nas lavouras e por apontar questões relativas à política setorial, promovendo o debate dos problemas da classe e proporcionando a aproximação do Governo do Estado com a lavoura.
Vitrine Tecnológica traz as principais tecnologias para o arroz
O Irga traz as principais estratégias de manejo para altas produtividades na Vitrine Tecnológica. O Instituto e a Embrapa Clima Temperado participam igualmente com duas parcelas cada um. Além disso, 10 empresas privadas apresentarão suas linhas “top” de tecnologias dirigidas à lavoura arrozeira. As novidades serão apresentadas em duas parcelas de área de demonstração tecnológica em orizicultura. No canteiro 07, será demonstrado a nova cultivar IRGA 425, desenvolvida pela equipe de Melhoramento Genético do Instituto. A nova variedade será mais uma alternativa ao produtor e se destaca na resistência ao acamamento da lavoura de arroz irrigado. O manejo da irrigação com entrada de água aos 10, 20 e 30 dias após a emergência será apresentado no canteiro 08.
Segundo o presidente da Federação das Associações dos Agricultores do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Rocha, a Vitrine Tecnológica representa um verdadeiro laboratório a céu aberto, onde o melhor da tecnologia para as lavouras de arroz irrigado está exposto. Conforme Rocha, foram cultivadas 13 parcelas de área de demonstração tecnológica em orizicultura, com o que há de mais moderno e eficiente em fertilizantes, defensivos, sistemas, equipamentos, manejo e material genético para demonstração de resultados aos produtores, técnicos, industriais e demais interessados.
Os pesquisadores e agrônomos do Irga acompanharão os grupos de produtores durante as visitações a vitrine e roteiros técnicos esclarecendo dúvidas e orientando os agricultores que buscam soluções, técnicas e recomendações para suas lavouras. A expectativa é que mais de 2 mil produtores devem percorrer as 13 estações apresentadas. Segundo o gerente do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, Rui Ragagnin, foram organizadas 23 excursões vindas de municípios de todas as regiões arrozeiras do Estado.
Na casa do Irga, os visitantes poderão adquirir as últimas edições da Revista Lavoura Arrozeira, folderes técnicos com orientações de manejo para a lavoura, além de degustar produtos à base de arroz e derivados que serão oferecidos no trailler do Instituto.
A Colheita do Arroz de 2011 é promovida pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), e tem o apoio do Governo do Estado, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, e Irga.
Solenidade de Abertura - A solenidade de Abertura Oficial da Colheita do Arroz de 2011 será realizada no sábado, dia 26 de fevereiro de 2011, a partir das 10h30, na lavoura de abertura da Vitrine Tecnológica com a presença das autoridades no alto de uma colheitadeira. A cerimônia contará com a presença do governador Tarso Genro, secretários estaduais, deputados estaduais e federais, representantes de entidades ligadas ao setor, e produtores. O ato marca, oficialmente, o início da Colheita do Arroz no Rio Grande do Sul.
Para outras informações, acesse o site http://www.colheitadoarroz.com.br.
Viviane Mariot
Assessoria de Comunicação e Marketing
Instituto Rio Grandense do Arroz
(51) 3288-0423
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura