Clube da Cana realiza debates sobre o bom momento da cana no Brasil
O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor, unidade da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), realiza, no período de 25 a 29 de outubro, o 20º Treinamento do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Bovina e Bubalina (PNCEBT/EETs). A atividade está sendo conduzida pelos pesquisadores Maria Angélica Zollin de Almeida, Norma Centeno Rodrigues e Maurício Gauterio Dasso.
Segundo os pesquisadores do IPVDF, o treinamento busca atender a Instrução Normativa da Secretaria de Defesa Agropecuária nº. 59, de 24/08/2004. O documento diz que médicos veterinários sem habilitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Métodos de Diagnóstico e Controle de Brucelose e Tuberculose não poderão adquirir antígenos para o diagnóstico dessas enfermidades, nem enviar amostras para o diagnóstico laboratorial.
O curso tem a seguinte programação: segunda-feira – aulas teóricas sobre introdução ao PNCEBT/EETs, tuberculose bovina e encefalopatia espongiforme; terça-feira – tuberculose animal (aula prática), encefalopatia espongiforme transmissível (teórica), propriedade de testes de diagnósticos, aplicação em função da situação epidemiologia (téorica); quarta-feira - brucelose animal (teórica) e testes de brucelose (prática), quinta-feira – aula teórica sobre normas e procedimentos do PNCEBT; e sexta-feira - tuberculose: interpretação de testes (prática) e discussões finais sobre o programa e avaliação.
As inscrições podem ser feitas no IPVDF, Estrada do Conde, 6000, em Eldorado do Sul, pelo telefone/fax (51) 3481 3711, ou pelos e-mails: ipvdf@ipvdf.rs.gov.br e secretaria@ipvdf.rs.gov.br
Gislaine Freitas
Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
(51) 3288.8036
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura