Interconf promove debate sobre gestão empresarial aplicada ao ambiente da pecuária de corte intensiva

03.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Altair Albuquerque

A experiência bem sucedida de renomados profissionais que atuam na gestão estratégica e operacional dos negócios em diferentes segmentos dentro do mercado será o principal destaque do painel temático “O modelo de gestão brasileira nos diferentes segmentos de mercado e sua aplicação no setor agropecuário”, que integra o segundo dia de plenárias da Interconf 2011, de 13 e 15 de Setembro, em Goiânia (GO).

O debate que encerrará a fase de palestras e mesas redondas da conferência colocará lado a lado executivos de grupos com forte atuação no mercado brasileiro. Os palestrantes trarão suas vivências em áreas estratégicas na administração empresarial moderna, como gestão de RH e área comercial, e confrontarão suas ideias com a de um experiente agro-empreendedor convidado, o pecuarista Alberto Marinho (Marinho Agropecuária).

Murilo de Oliveira Bussab, há dez anos na diretoria executiva de circulação e marketing do Grupo Folha, traz para o debate sua experiência como gestor comercial no ramo da comunicação. Bussab que é engenheiro agrônomo de formação e mestre em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) tem ampla experiência com passagem por importantes empresas que atuam dentro e fora do agronegócio, entre elas Valtra-Valmet: em 1996; Credicard-Citibank, entre 1997 e 1999 e diretor de marketing na Agro1.com.

Na opinião do diretor, diferente do que muitos podem pensar, existem pontos em comum na gestão comercial aplicada ao setor da comunicação, onde o produto final é a informação, com a gestão comercial aplicada à pecuária de corte, onde o produto final de venda é a carne.

“O ponto alto da minha palestra e que merecerá destaque será sobre a interpretação de que carne e jornal, ambos, são produtos perecíveis, que demandam de muita agilidade na gestão comercial para que os mesmos possam ser vendidos com a mais alta brevidade possível. Então a pergunta: Como comercializar um produto com características altamente perecíveis?”

A resposta para essa indagação está no uso intensivo da informação a favor do gestor para que ele saiba tudo quanto for possível sobre o seu mercado de atuação, sobre o seu público consumidor, sobre a sua concorrência. Bussab é contundente ao defender a opinião de que sem o gerenciamento da informação como base para ação operacional proposta, fica impossível de ser feita uma gestão comercial com êxito. “A gestão comercial quando bem planejada oferece condições de se vender o que quiser, desde jornal, até boi, trator, apólices de seguro e cartões de crédito”, destaca.

Tadeu Marinho, presidente da EMA - Empresa Marinho Agropecuária e Alessandra da Costa, diretora de Recursos Humanos da Natura, ambos estarão destacando conforme suas experiências, pontos chaves da gestão comercial, da qualidade, da tecnificação e de pessoas, respectivamente.

– A coordenação da Interconf informa que a primeira etapa de desconto nas inscrições antecipadas (R$ 530 para os dois dias de plenárias e mais almoços e ‘coffee breaks’ ou R$ 695 para as plenárias mais participação no Dia de Campo) está se esgotando. O próximo lote de inscrições com desconto será ao custo fechado de R$ 610 para as plenárias e de R$ 795 para os três dias de evento.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025