Simpósio Nacional de Biorrefinarias acontece em setembro
Com programação técnica voltada para o debate em torno do tema ‘Gestão Interada’, a 4ª Conferência Internacional de Confinadores (Interconf), evento organizado pela Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), terá entre os assuntos principais das plenárias que acontecem nos dias 13 e 14 de setembro, uma palestra sobre a experiência bem sucedida do estado de Goiás com o uso da GTA Eletrônica.
O estado que possui o 4º maior rebanho bovino do país, com aproximadamente 21 milhões de cabeça, e líder na produção de bovinos em sistema de confinamento total, com 800 mil cabeças segundo a Assocon, saiu na frente com a utilização de um novo sistema informatizado que permite resposta rápida e eficaz nas ações de controle e rastreabilidade dos rebanhos que entram e saem do estado por suas fronteiras.
A palestra agendada para o segundo dia de debates da Interconf será ministrada pelo atual presidente do Fórum Nacional da Carne da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e Secretário Estadual da Agrodefesa do estado de Goiás, Antenor Nogueira.
De acordo com o diretor executivo da Assocon, Fábio Maia, o uso da e-GTA proporciona maiores subsídios de informações relacionadas ao controle sanitário e trânsito de animais e também na base de dados sobre o estado para levantamento de estatísticas e planejamentos. “Isso permite maior conhecimento do rebanho bovino e suas características”, complementa.
Por meio deste projeto piloto implementado em Goiás todas as GTA’s começam a ser emitidas eletronicamente, via sistema de cartão magnético para grandes e médios pecuaristas e também para pequenos produtores de assentamentos. A e-GTA traz informações importantes e detalhadas sobre toda a carga para trânsito de animais, como origem, espécie, data de emissão, validade, destino, quantidade por sexo, faixa etária, finalidade do trânsito, identificação e local do emitente.
Todos os dados de controle informatizado serão transmitidos a uma central única após a emissão na base de origem que emitirá ao criador uma autenticação digital. Essa centralização de dados permitirá ao Mapa confrontar informações de origem e destino, checando e validando em tempo real a autorização da movimentação em trânsito com base nos registros sobre o recinto de procedência da carga e no cumprimento das exigências de ordem sanitária por espécie.
Dias 13, 14 e 15 de setembro.
Goiânia – GO (Oliveira’s Place)
08 horas às 19 horas.
ou por e-mail:
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura