Interação entre pesquisa e mercado é debatida no Sinorbio

21.06.2011 | 20:59 (UTC -3)
Verônica Freire

O I Simpósio Nordestino de Bioprocessos (Sinorbio), que ocorreu em Aracaju-SE, entre os dias 15 e 17 de junho, discutiu entre outros temas, a interação entre pesquisa e mercado. Na oportunidade, foram apresentadas as experiências de incubação de empresas de base tecnológica no Programa de Incubação de Agronegócios da Embrapa, o Proeta. Entre as experiências estava a da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) com a biofábrica de mudas BioClone.

O evento teve como objetivo fornecer aos participantes idéias e conhecimentos sobre temas atuais e de importância sócio-econômica, contribuindo para a melhoria da formação acadêmica e profissional. O coordenador regional do Proeta, Genésio Vasconcelos, diz que a conferência foi bastante interessante por mostrar a interação entre o mundo acadêmico e o dos negócios. “Isto é muito comum nos países mais desenvolvidos. Temos que criar esta cultura em nossos pós-graduandos para que possamos ter cada vez mais empresas inovadoras e de alto valor agregado”, afirma.

Após o exemplo das ações da Embrapa, foi apresentado o caso da BioClone, empresa incubada em parceria com a INTECE – CENTEC e com o Proeta, na Embrapa Agroindústria Tropical. Conforme Genésio Vasconcelos, a intenção de mostrar este exemplo foi despertar nos participantes o desejo pelo empreendedorismo e mostrar que existem mecanismos que auxiliam aqueles de desejam iniciar novos negócios. “Com isto, o público pode perceber duas visões que se complementam: de um lado, uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), como a Embrapa, mostrando o que ela tem feito para o estímulo a novas empresas e, de outro lado, um empreendedor que se utilizou destas ferramentas e iniciou seu novo negócio, tendo como base uma tecnologia adaptada pela Embrapa”, explicou.

O I Sinorbio foi um evento organizado pela Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes, Sergipe Parque Tecnológico e Embrapa Tabuleiros Costeiros. A intenção inicial é que ele seja itinerante entre os estados nordestinos, com outra edição em 2012 e, em seguida, bienalmente.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025