Rossi: portaria para comercialização de grãos deve sair nos próximos dias
Ocorre terça-feira (20/04) Dia de Campo sobre Integração lavoura-pecuária-floresta, em Planaltina/DF.
Parte da estratégia do governo brasileiro para a redução das emissões de gases de efeito estufa pela agricultura, a integração lavoura-pecuária-floresta promete crescer nos próximos anos no cenário do agronegócio nacional. Para demonstrar a importância do sistema, a Embrapa Cerrados – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – realiza na próxima terça-feira (20) um Dia de Campo sobre o assunto. Gratuito e aberto ao público, o evento deve apresentar essa tecnologia a produtores, técnicos e professores.
Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados Lourival Vilela, a integração lavoura-pecuária-floresta é uma estratégia de produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais, realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotação de culturas. São muitas as vantagens desse sistema, tanto para o produtor quanto para o meio ambiente. “Na produção animal e vegetal, são otimizados os fatores de produção no tempo e no espaço”, ressalta. Além disso, ele lembra que essa integração pode trazer grandes contribuições em termos de recuperação de áreas de pastagens degradadas, promoção e geração de emprego e renda.
No evento, que será realizado na própria Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), uma das estações aborda o tema “integração lavoura-pecuária-floresta: uma proposta de produção sustentável para a região do Cerrado”. Em outro local, será apresentado o sistema agrossilvipastoril. Também será tema da programação a produção animal no sistema de integração lavoura-pecuária.
Serviço:
Dia de Campo integração lavoura-pecuária-floresta
20 de abril de 2010, a partir das 8h
Local: Embrapa Cerrados - Rodovia Brasília-Fortaleza, BR-020, km 18, Planaltina-DF.
Clarissa Lima Paes
Embrapa Cerrados
/ (61) 3388 9945
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura