Técnica deve aumentar produção cafeeira em 20%
A Integração Lavoura-Pecuária (ILP) é um sistema de produção de grãos, carne e leite produzidos em consórcio, sucessão ou rotação de cultura em uma mesma área. O sistema visa agregar renda à produção agropecuária. Além de garantir pastagens para o gado nos períodos de escassez, aumenta a produção de leite e, ainda, permite a colheita de grãos após o rebrote da planta. Esse modelo de produção vem sendo aplicado no município de Boa Vista das Missões, pertencente à região administrativa da Emater/RS-Ascar Passo Fundo.
No último dia 29, a propriedade de Frederico e Ivonei Librelotto, na Linha São Marcos, foi sede de Tarde de Campo que abordou o tema. Entre os objetivos estavam mostrar as vantagens e o correto manejo do trigo de duplo-propósito, quatro variedades de aveia; os diferentes tipos de adubações e tratamentos; além de avaliação de produção e depoimentos de agricultores. Essa foi a segunda edição da Tarde de ampo. Participaram aproximadamente 200 pessoas de vários municípios da região, entre agricultores, técnicos, estudantes, professores e lideranças.
De acordo com o técnico da Emater/RS-Ascar, Luiz Carlos Taffarel, em Boa Vista das Missões são 36 produtores que fazem integração lavoura-pecuária, em uma área de 500 hectares. “Nós da Emater estamos incentivando, pois temos grandes áreas utilizadas no verão com milho e soja e pouco exploradas no inverno. Como as culturas de inverno têm pouca rentabilidade, o aproveitamento dessas áreas com bovinos de corte e leite é uma alternativa”, explica Taffarel.
Segundo ele, com o trigo duplo propósito BRS Tarumã, que é uma cultivar desenvolvida pela Embrapa Trigo, percebeu-se um aumento de aproximadamente 10% na produção de leite, em comparação com a aveia preta, além de uma maior palatabilidade para os animais. “Recomendamos fazer o plantio com adubação, conforme a análise de solos e tratar as sementes contra pragas e doenças. Quanto ao pastoreio, orientamos a fazer entre os 40 e 60 dias após o plantio. Depois de retirar os animais do pasto, é realizada a adubação de cobertura com uréia e nitrato de potássio e também são feitos os tratamentos com fungicidas e inseticidas”, diz Taffarel. O trabalho de integração lavoura-pecuária iniciou há quatro anos, com 30 ha. A área tem aumentado ano a ano, mas no último ano houve maior desenvolvimento, “provavelmente resultado de uma tarde de campo realizada sobre o assunto no ano passado”, complementa Taffarel.
“Estou muito satisfeito com os resultados obtidos no sistema de integração lavoura-pecuária”, diz o produtor e anfitrião da Tarde de Campo, Ivonei Librelotto, que tem uma área total de 111 hectares. Segundo ele, o trigo duplo propósito foi fundamental para que esse sistema se tornasse sustentável e rentável. “Em nosso município esse trigo pode ser plantado a partir do mês de março e pastoreado nos meses de maio, junho e julho”, explica.
Librelotto conta que o marco da propriedade foi no ano de 2008, quando mudaram a forma de gestão, adotando rotação de culturas com milho e soja no verão e trigo de duplo propósito BRS Tarumã e aveia branca IPR no inverno. “Antes fazíamos o plantio direto na palha, mas sem rotação de culturas, com pouca palha e adubação incorreta e insuficiente. Tínhamos problemas de erosão, compactação de solo e falta de rentabilidade”, lembra Ivonei.
De acordo com a apresentação na Tarde de Campo, o sistema tem possibilitado à propriedade um lucro de mais de R$ 870,00/ha e a produtividade da soja, plantada após o trigo, fica em torno de 63 sc/ha, ou seja, 3.780kg/ha. Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar Passo Fundo, Oriberto Adami, os resultados obtidos são interessantes. “Essa prática tem permitido um melhor aproveitamento do solo durante o ano, melhora as condições físicas e biológicas do solo, reduz custos das atividades, aumenta e estabiliza a renda do produtor, entre outras vantagens”, analisa Adami.
O evento foi uma promoção da Emater/RS-Ascar, Agrobon e Cooperjab e contou com o apoio das Sementes Cometa, Sementes Van Ass, Timac Agro, Ubyfol, Embrapa, Sicredi e Prefeituras de Boa Vista das Missões e Jaboticaba.
Embrapa Trigo
Assessoria de Imprensa
Escritório Regional da Emater/RS
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura