Intacta 2 XTEND promoverá debate sobre manejo de resistência durante o Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas

Intacta 2 XTEND promoverá debate sobre manejo de resistência durante o Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas

24.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Guilherme Soares

Um dos principais desafios no Brasil, que impacta na produtividade dos agricultores, está relacionado ao manejo de plantas daninhas nas lavouras, principalmente, quando são resistentes a herbicidas. Para entender o porquê, as consequências e quais as alternativas para solucionar esse problema, será realizado, entre os dias 27 e 31 de agosto, no Rio de Janeiro, o XXXI Congresso Brasileiro da Ciência das Plantas Daninhas. A soja com a tecnologia Intacta 2 XTEND - segunda geração de Intacta – estará presente no encontro, com palestras e estande com informações sobre a nova plataforma.

O tema central do evento este ano será "Desafios e Sustentabilidade no Manejo de Plantas Daninhas". Para discutir o assunto, serão realizados talkshows, mesas redondas e painéis, ministrados por palestrantes, tanto do Brasil, quanto do exterior, reconhecidos na área. A previsão é que o congresso reúna mais de duas mil pessoas, entre acadêmicos, consultores do mercado, estudantes, produtores, e profissionais do campo.

Segundo o gerente de boas práticas agrícolas da plataforma Intacta 2 XTEND para o Brasil, Ramiro Ovejero, que fará palestras no congresso sobre os desafios no manejo das plantas daninhas, resistência significa que um herbicida, que normalmente controlava espécies de plantas daninhas sensíveis a ele, não as controla mais. "Entre as consequências da resistência pode-se citar a perda do herbicida como ferramenta de manejo, perda de rendimento e qualidade dos produtos agrícolas e aumento dos custos para o controle. Por isso, é ideal que o agricultor tenha acesso a novas ferramentas que o ajude nisso, como é o caso da nova tecnologia para a soja", afirma. Além desse bate-papo, Ovejero também falará sobre a legislação internacional de misturas em tanque.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024