Syngenta destaca integração de soluções para milho e soja no Entec$
O engenheiro agrônomo Sérgio Iraçu Gindri Lopes é o novo diretor técnico do Irga. A nomeação foi publicada nesta última quarta-feira (22), no Diário Oficial do Estado. Ele substitui Valmir Menezes, engenheiro agrônomo que estava no cargo desde novembro de 2007. Sua apresentação aos funcionários deverá ocorrer nos próximos dias.
Lopes atua desde 1984 no Irga, nas áreas de fertilidade de solos, nutrição de plantas e melhoramento genético de arroz irrigado. Ultimamente, ocupava o cargo de gerente da Divisão de Pesquisa da Estação Experimental do Arroz do instituto, em Cachoeirinha/RS. Nesse período, foram iniciados importantes projetos de pesquisa e difusão de tecnologia, como a expansão da cultura da soja nas terras baixas e a introdução do milho como mais uma alternativa de renda aos produtores, sobretudo na Metade Sul do estado.
Entre 2007 e 2010, Lopes assumiu a presidência da Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (Sosbai), sendo que entre suas principais realizações estão a organização do VI Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado e a reedição do Boletim "Arroz Irrigado: Recomendações Técnicas da Pesquisa para o Sul do Brasil". Participou do lançamento de dezesseis cultivares e híbridos de arroz, além de ter publicado mais de uma centena de artigos técnicos e científicos, além de capítulos de livros. Também participou de dezenas de cursos internacionais.
Lopes contribuiu na redação e edição do Plano de Cargos e Salários do Irga, aprovado na Assembleia Legislativa em dezembro de 2011, o que proporcionará ao Irga a renovação do seu quadro funcional após mais de 40 anos sem concurso público. Como servidor da casa há 29 anos, é um defensor da categoria, que segundo ele "deve estar motivada e se sentir valorizada para fazer frente aos desafios de continuar gerando e difundindo tecnologia que ajudem a garantir a renda no campo, o alimento nas cidades e independência tecnológica e comercial dos sistemas de produção". Além de doutorado em fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), o novo diretor técnico do Irga tem mestrado em Ciência do Solo na mesma universidade.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura