RS mantém área de grãos de verão
O evento é um dos mais importantes fóruns internacionais de aprendizado e desenvolvimento técnico, científico e agrícola. O Instituto Phytus participou do evento e ganhou também um dos prêmios. O responsável pela conquista foi o trabalho do doutor Ricardo Balardin, “Efeitos do tratamento de sementes e parte aérea sobre a qualidade fisiológica em duas cultivares de trigo”, também de autoria de Leandro Marques e Carla Zemolin.
Participaram do Top Ciência pesquisadores, cientistas, agricultores, e consultores de 12 países da América Latina, que se destacaram com trabalhos científicos inovadores em prol da Agricultura.
O Top Ciência é uma iniciativa de investimento em pesquisa da BASF. Na sua quinta edição, envolveu 18 cultivos agrícolas, entre eles, soja, milho, arroz, feijão, trigo, girassol, café, algodão, cana-de-açúcar, citros e hortifruti. O ponto alto foi a promoção da discussão sobre o conhecimento técnico agrícola de como elevar os níveis de produtividade e qualidade, visando a maior rentabilidade e a proteção das culturas.
O prêmio tem grande significado para o Instituto porque foram cerca de 300 trabalhos inscritos somente na edição brasileira, 10 vezes mais que no prêmio de 2006, por exemplo. Na Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai foram 65 trabalhos, no México e outros países da América Central cerca de 20 trabalhos e, finalmente, na região que engloba Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela foram inscritos em torno de 30 trabalhos, segundo os dados disponibilizados no portal da BASF.
Em 2010 foram 22 trabalhos vencedores no Brasil e a seleção se deu em duas etapas que seguiram importantes critérios como inovação da proposta, fundamentação teórica e metodológica e viabilidade de implementação. Na primeira etapa foi feita uma seleção prévia dos trabalhos e, na segunda, foram definidos os trabalhos vencedores. “A conquista do prêmio dá uma visibilidade ao Instituto, consolida sua importância como uma empresa geradora de pesquisa, de dados gerados, de caráter inovador e impactante a nível de mercado nacional”, comenta Balardin, premiado pela terceira vez.
Ele completa, ainda, que o trabalho tece os efeitos fisiológicos atrelados à aplicação de produtos na semente e na parte aérea com benefícios quantitativos e qualitativos da produção de trigo. “E o ponto alto é a importância de um trabalho na cultura do trigo para o País”, ressalta.
Balardin e os demais vencedores foram premiados com uma viagem à Espanha. O objetivo é propiciar uma visita à Estação Experimental da BASF, em Sevilha, e também a participação em um workshop, em Barcelona, que reunirá cientistas de diversos países europeus para intercâmbio de informações sobre as melhores práticas agrícolas.
Instituto Phytus / Dois Assessoria e Comunicação
(55) 3027 3647
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura