Instituto Phytus: 15 anos dedicados ao conhecimento do campo

15.12.2014 | 21:59 (UTC -3)

A necessidade de desenvolver mecanismos mais eficientes de geração e compartilhamento de informações, não só aos técnicos e profissionais do campo, mas também aos produtores rurais, fez com que a engenheira agrônoma Clarice Balardin fundasse, em 15 de dezembro de 1999, a C&R Assessorias Ltda, situada na cidade de Itaara (RS). Focada no desenvolvimento de pesquisas na área de Fitopatologia, a C&R Assessorias desenvolveu diversos estudos e obteve resultados inéditos em identificação e análises de doenças.

Através dos anos, a C&R adquiria forma e reconhecimento, assim como crescia sua importância no cenário rural. Em 2008, com a criação e a integração do Núcleo de Ensino, que oferece capacitações institucionais e para empresas in company, a C&R passou a ser chamada de Instituto Phytus. Neste mesmo ano, obteve o credenciamento pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) da Estação Experimental de Itaara (RS) para pesquisas na área de Fitopatologia. Já o credenciamento para as pesquisas nas áreas de Entomologia e Herbologia foi homologado em 2010.

Como o principal objetivo sempre foi produzir, mas principalmente, divulgar as pesquisas relacionadas ao campo, o Instituto Phytus ampliou suas atividades em outras regiões do país, além de abarcar outras áreas de conhecimento como Nematologia, Nutrição de Plantas e Microbiologia, em 2012. O mesmo ano reservava ainda a criação do Clube Phytus, um importante portal para geração e compartilhamento de informações sobre o agronegócio, além do desenvolvimento de aplicativos mobile destinados ao mercado agrícola.

Com tantas mudanças e evolução tecnológica, surgiu a necessidade da criação de mais um canal de informações e aprendizado para os profissionais do campo. Assim, iniciaram-se as Atualizações Phytus, cursos totalmente online, inéditos e de curta duração, destinados aos diversos públicos que atuam no segmento.

E no ano em que se comemora 15 anos de muito trabalho e dedicação ao agronegócio, mais uma boa notícia. A Estação Experimental de Planaltina (DF) obteve o credenciamento pelo MAPA para realizar pesquisas nas áreas de Fitopatologia, Entomologia e Herbologia. Enquanto isso, a sede do Instituto inicia os trabalhos na área da Biotecnologia.

A história do Instituto Phytus se confunde com o desenvolvimento de conhecimento do meio rural. E isso é possível devido ao comprometimento de mais de 40 colaboradores diretos, entre doutores e mestres, além da contribuição de colaboradores ad hoc, pesquisadores e parceiros estratégicos.

Saiba mais sobre o Instituto acessando www.iphytus.com ou também seguindo pelo facebook.com/iphytus.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025