Excesso de chuvas preocupa citricultores
Pesquisadores franceses do Institut de recherche por le développement (IRD) e da Universidade Federal de Goiás (UFGo) estiveram, terça-feira (06/04), na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seagro).
Eles buscam conhecimentos nas áreas agrícola e legislativa, por meio de intercâmbio entre os dois países.
Catherine Aubertin (área econômica) e Geoffrey Filoche (área jurídica), acompanhados da pesquisadora da IESA/UFG, Sélvia Carneiro de Lima, puderam conhecer, junto a técnicos e superintendentes da Seagro, as políticas públicas para o setor produtivo rural nos municípios e territórios goianos, o aspecto legal, como a regularização fundiária, averbação e outorga para uso das águas, por exemplo. Eles conheceram como as ações do governo puderam incrementar a produção e diversificação na agropecuária nos últimos anos. Conheceram ainda, a integração de secretarias e instituições do estado, como a OVG, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Sebrae, Senar, Conab e outros, para o fortalecimento das ações para o setor produtivo rural.
O IRD, criado em 1944, é um estabelecimento público de caráter científico e tecnológico, sob a dupla tutela dos ministérios franceses da Pesquisa e da Cooperação. Presente em toda a zona Intertropical, o IRD conduz programas em parceria, com o objetivo de contibuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural dos países do Sul. O IRD realiza também missões de valorização, de perícia e de formação e participa à informação científica e técnica no Sul. Os trabalhos do Instituto referem-se aos recursos e ecossistemas dos meios naturais terrestres e aquáticos, continentais e marinhos, em uma visão de desenvolvimento e de manejo sustentável. Assim, a influência do modo de gestão das terras sobre a preservação da biodiversidade, o sequestro do carbono no solo, a luta contra a degradação dos solos na Amazônia e no Cerrado, o melhoramento da resistência dos cafeeiros, são exemplos de temáticas abordadas pelos especialistas da biodiversidade (pedologia, agronomia, biotecnologia...).
Veja o site do instituto:
.
Mais informações: Seagro -
ou (62) 3201-8905.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura