Instabilidade do tempo no Piauí cria expectativa dos agricultores

22.02.2013 | 20:59 (UTC -3)
Josué Nogueira

As chuvas que vêm caindo na Região Norte do Piauí estão elevando o volume dos rios, riachos, barragens e lagoas. Em dezembro do ano passado o volume das reservas de água de praticamente todo o Estado estava abaixo da média. Em muitas cidades a situação era crítica e a ameaça de falta de água já preocupava. Agora, mesmo abaixo do nível ideal a situação é confortável, mas ainda não é suficiente para a demanda de todo o ano.

De acordo com o Boletim Meteorológico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), a previsão é de chuva para os próximos dias na Região Norte, melhorando a expectativa dos agricultores e pecuaristas. Segundo o boletim, devido a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que continuam deixando o tempo instável parcialmente nublado com chuvas isoladas.

A temperatura máxima prevista é de 35ºC e a mínima de 23°C, com Ventos E, de fracos a moderados. Em Teresina, períodos de sol entre nuvens, com possibilidade de chuva e possíveis trovoadas. As temperaturas previstas para a capital são: Max: 33°C e Min: 22ºC; O nível radiação ultravioleta (IUV) será 13.

A notícia desanimadora gira em torno da região Sul e Extremo Sul do Piauí, onde as chuvas ainda não foram suficientes para o planejamento agrícola. A estiagem que passa de um mês em algumas regiões pode comprometer a produção de grãos nos Cerrados piauienses. As perdas nas lavouras de milho já são estimadas pelos agricultores.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025