Lançado edital para reforma e construção de novos armazéns
Na entrega da modernização da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Osório, no litoral norte, o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, disse que a contratação de 130 fiscais por concurso público reforçará o trabalho de garantir à população a sanidade dos produtos.
Além disso, os profissionais também engrossarão as campanhas que demonstram aos produtores as formas corretas de plantio, uso de agrotóxicos, por exemplo, resguardando a qualidade do que plantam e criam. "Não somos produtores. Mas somos nós, que primamos pela defesa, que garantimos a sanidade do que a população consome", acrescentou o secretário.
O ingresso dos fiscais, previsto para acontecer em março, desafogará o trabalho das prefeituras que, em parceria com a Secretaria da Agricultura, cedem, no total, cerca de 30 veterinários às unidades. Para o prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, o trabalho conjunto entre município, Estado e União no cuidado vegetal e animal garante a segurança alimentar.
Ao todo, R$ 60 milhões estão sendo investidos na reforma dos prédios, compra de computadores e veículos, informatização do sistema. Alguns locais onde funcionavam as antigas inspetorias veterinárias não recebiam nova infraestrutura há 30 anos.
Segundo Mainardi, esse foi um dos compromissos assumidos por orientação do governador Tarso Genro, com o resgate do Estado, do respeito ao servidor público e ao produtor rural. A ideia, até o final do ano, é que o produtor não precise mais ir até a unidade para tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA). Por meio da ferramenta digital Produtor Online, ele poderá fazer isso pela internet. O programa hoje já permite consultar saldo de movimentação.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura