Inseticida é solução de ponta para controle da broca pequena e traça do tomateiro

07.11.2011 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: DuPont Agrícola/Brasil

Até pouco tempo atrás se dizia no campo que de cada sete pencas de tomate três eram da broca e quatro do agricultor. A comparação fora criada para dar a medida do efeito devastador da broca pequena do tomateiro, praga comum principalmente no período das águas. Um novo inseticida da DuPont, de marca Premio está agora invertendo essa lógica.

“Premio ajuda o produtor a resgatar as ‘pencas de baixo’ do tomateiro e assim aumentar a produtividade de sua lavoura. Isso faz com que o agricultor veja valor em nosso produto”, assinala Fábio M. de Andrade Silva, engenheiro agrônomo e pesquisador da DuPont. “Esse inseticida mudou o conceito de controle de pragas na cultura do tomate”, completa o técnico.

De acordo com o gerente de marketing da DuPont para tomate, Ademilson Villela, o complexo de pragas do tomateiro – principalmente a traça do tomateiro e a broca pequena – são alvos principais desse produto cuja utilização na cultura deverá novamente crescer em sua terceira safra depois de lançado. Segundo ele, Premio registra expressivos resultados também nas culturas da batata, do melão, do pepino e do repolho.

Para os executivos, o inseticida da companhia americana se constitui num insumo de última geração. Desenvolvido a partir de uma nova classe química chamada Diamidas Antranílicas, cujo ingrediente ativo é o Clorantraniliprole, “é usado em baixas doses e com menor impacto ao homem e ao meio ambiente, quando seguidas as orientações da bula”, observa Fábio Silva.

“Verificamos safra após safra que as perdas dos produtores que utilizam Premio na proteção do ‘baixeiro’ da planta de tomate têm sido reduzidas em proporções representativas”, continua. “Para o produtor tirar o máximo proveito da ação de Premio® no tomateiro, nós recomendamos um programa de aplicação que começa nos primeiros 25 ou 30 dias da cultura”, informa Fábio Silva. “Durante a safra, outras duas aplicações em momentos específicos asseguram proteção no período restante do ciclo”, revela.

Segundo Fábio Silva, o inseticida Premio exigiu vários anos de pesquisas antes de chegar ao tomateiro. “O produto resulta da inovação e da diretriz global da DuPont, que investe em soluções tecnológicas em favor de uma agricultura mais produtiva e sustentável”, enfatiza.

Ele destaca também outros atributos do novo Premio, como sua ação rápida e o longo período de controle ou residual, além da resistência às chuvas. “Importante lembrar que o Premio é um inseticida com perfil ambiental mais favorável, altamente seletivo aos inimigos naturais das pragas que controla e por isso ideal nos programas de Manejo Integrado de Pragas (MIP)”, complementa. “Seu modo de ação provoca uma parada alimentar na praga, que para imediatamente de atacar o tomateiro”, finaliza.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025