Inseticida biológico para controlar lagartas é destaque no Show Rural

06.02.2009 | 21:59 (UTC -3)

O bioinseticida "Ponto.Final", desenvolvido em parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a empresa Bthek Biotecnologia para controlar lagartas que atacam culturas agrícolas, será um dos destaques no estande da Empresa durante o Show Rural Coopavel 2009, que acontece na cidade de Cascavel, PR, de 9 a 13 de fevereiro.

O "Ponto.Final" é um inseticida biológico, ou seja, contém em sua fórmula apenas uma bactéria específica para controlar os insetos-alvo (Bacilus thuringiensis), sendo portanto inofensivo à saúde humana, de animais e ao meio ambiente. Além disso, o produto recebeu o certificado para uso em agricultura orgânica.

O bioinseticida é capaz de controlar diversas lagartas que atacam culturas agrícolas, entre as quais destacam-se: a lagarta da soja (

); lagarta das hortaliças (

), também conhecida como traça das crucíferas; e a lagarta do cartucho do milho (

).

Banco conserva bactérias benéficas

As estirpes da bactéria utilizadas no desenvolvimento do produto fazem parte do Banco de Bacilos Entomopatogênicos (bactérias específicas para insetos) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, que contém mais de 2.300 variedades de bactérias benéficas usadas como agentes de controle biológico.

Segundo a pesquisadora responsável pelo desenvolvimento do produto, Rose Monnerat, essas bactérias ocorrem naturalmente no solo e produzem uma proteína, conhecida como cristal, que mata muitos insetos, principalmente lagartas e besouros. A proteína age no intestino das larvas dos insetos que comem as folhas tratadas com Bacillus thuringiensis. Os esporos da bactéria penetram no corpo, germinam e matam a larva por infecção generalizada.

Parceria que dá frutos

Esse é o terceiro produto biológico fruto da parceria entre a Embrapa Recursos Genéticos e a Bthek Biotecnologia. O primeiro, Sphaerus SC, foi lançado em 2004 para controlar o mosquito da malária e o pernilongo, ou mosquito urbano, e o segundo foi o Bt-horus, em 2005, para combater o mosquito transmissor da dengue e os borrachudos. Ambos já estão no mercado e sendo utilizados com sucesso em várias regiões brasileiras.

Além de ser apresentado no estande da Embrapa durante o evento, o "Ponto.Final" será também foco de duas palestras ministradas pela pesquisadora Rose Monnerat: uma no dia 12 de fevereiro, de 14 às 15h, e a outra no dia 13 de fevereiro, de 9 às 10h.

O Show Rural Coopavel, que está em sua 21ª edição, é uma vitrine tecnológica que facilita o acesso de produtores rurais a equipamentos e tecnologias na área de agropecuária.

Fernanda Diniz

Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

(61) 3448-4769 e 3340-3672

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025