Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Agropecuária já estão abertas

18.05.2012 | 20:59 (UTC -3)
Cássia Mara Ribeiro de Paiva

A segunda edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) organizada e realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) destina-se a estudantes do Ensino Médio integrado/concomitante e subsequente dos cursos técnicos em agropecuária e áreas afins, objetivando integrar, incentivar e discutir o Ensino Técnico na área de Ciências Agrárias no país.

O IFSULDEMINAS, que conta com 6 campus e 36 polos de rede distribuídos pelo Sul de Minas Gerais, com mais de 14 mil alunos, é o único Instituto Federal no Brasil a ter reconhecida e fomentada uma Olimpíada Científica pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Na edição de 2011, inscreveram-se mais de 350 equipes de 25 estados da Federação, que realizaram três provas nas etapas virtuais e uma presencial, que aconteceu na cidade de Pouso Alegre (MG). Na ocasião, foram premiadas (com medalhas, troféus e notebooks) as 20 equipes melhores classificadas, sendo que a melhor equipe geral (IF Triângulo Mineiro campus Uberlândia) representará o Brasil na International Earth Science Olympiad (IESO), competição internacional de Ciências da Terra que acontecerá na Argentina em outubro deste ano. A equipe organizadora constatou que, no evento de 2011, houve uma interação saudável e muito oportuna entre os diversos estudantes do país, o que colocou a área agrária como uma das 11 olimpíadas estudantis do Brasil.

As inscrições da 2ª OBAP podem ser realizadas por alunos regularmente matriculados nos cursos técnicos da área de Ciências Agrárias, pelo site

entre os dias 14 de maio e 29 de junho. São parceiros deste evento a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSudesteMG), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), a Editora UFV e a Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé (COOXUPÉ).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025