Inscrições com desconto para o VII Workshop Agroenergia: Matérias-Primas vão até 30 de maio

29.05.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa

Os interessados em participar do “VII Workshop Agroenergia: Matérias-Primas” poderão fazer a inscrição com 30% de desconto até o dia 30 de maio de 2013 pelo site

. Depois disso, só serão aceitas inscrições feitas pessoalmente, no dia do evento. O Workshop é promovido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), por meio do Polo Regional Centro-Leste e do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas. O evento acontecerá em 5 e 6 de junho de 2013, em Ribeirão Preto/SP, e irá contar com palestrantes nacionais e internacionais, debatedores de usinas e empresas, entre outros.

O objetivo do evento é fomentar o debate em torno da produção de etanol e seus subprodutos, como biodiesel, bioetanol, cana-de-açúcar e culturas agroenergéticas em geral, focando a preservação do solo, a fitossanidade, mecanização e a fitotecnia em matérias-primas para agroenergia. “Também serão apresentadas oportunidades decorrentes de novas tecnologias geradas para a matriz energética brasileira e mundial, correlacionadas à consciência ambiental e às necessidades econômicas”, explica o pesquisador da APTA, José Roberto Scarpellini.

Serão quatro principais módulos, com intuito de favorecer os debates entre os participantes. O primeiro módulo abordará aspectos socioeconômicos da agroenergia e envolverá palestras sobre mercado e políticas relativas ao tema, coordenados pelo pesquisador do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), Sérgio Torquato. Estão convidados palestrantes com referência no assunto e que contribuirão para a compreensão da agroenergia em nível nacional. O pesquisador do IAC-APTA, Marcos Guimarães de Andrade Landell, finalizará o módulo com palestra sobre a revolução do sistema de plantio de cana correlacionado ao melhoramento genético.

No segundo módulo, o tema abordado será o plantio-direto e a agricultura conservacionista no Brasil e no mundo, e terá como finalidade a discussão sobre os indicadores de sustentabilidade da produção de matérias-primas para agroenergia. O pesquisador australiano, Alan Garside, que coordenou um importante trabalho de recuperação da produtividade da cana-de-açúcar na Austrália – país que sofreu redução devido ao impacto mecânico (colheita e outras operações) – é presença confirmada no debate. Haverá uma visita ao campo, em ensaio de cana-de-açúcar de longa duração, em plantio direto e em experimentação com calagem, coordenado pelo pesquisador da APTA, Denizart Bolonhezi. Especialistas em calcário e análises de solo também estarão presentes.

O balanço da safra e as perspectivas da cultura do sorgo sacarino e biomassa será discutido no terceiro módulo, seguido por um painel abordando a questão do biodiesel no Brasil. A organização do evento pretende realizar um debate sobre sorgo sacarino/biomassa envolvendo as principais empresas produtoras de sementes e instituições de pesquisa, com a finalidade de analisar o potencial da cultura no contexto da agroenergia. Para discutir sobre biodiesel, serão apresentadas duas palestras: uma sobre a produção de óleo através de microalgas e outra sobre potencial de oleaginosas para o programa Biodiesel Brasil. A pesquisadora do IAC, Tammy Khill e a da APTA, Raffaella Rossetto, irão debater ainda sobre as pesquisas do IAC no setor da bioenergia.

O último módulo contará com um debate sobre os aspectos fitossanitários, com a participação de especialistas do assunto. Nesse painel, além das palestras referentes às novas pragas e doenças, serão abordados aspectos relativos ao registro de novos produtos para as culturas agroenergéticas, tendo como moderador o pesquisador do Instituto Biológico (IB-APTA), Daniel Siqueira Franco.

O “VII Workshop Agroenergia: Matérias-primas” terá ainda sessões de apresentação de trabalhos científicos, favorecendo o intercâmbio de informações técnicas e servindo como fórum científico para assuntos pouco explorados nos congressos e eventos científicos tradicionais. Os engenheiros agrônomos, gerentes técnicos, produtores rurais, pesquisadores e estudantes poderão participar de mesas-redondas, palestras, painéis e visitar estandes, campo de pesquisa ou demonstração e espaços de patrocinadores.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025