DF apresenta centro avançado de sequenciamento de genomas
Estão abertas as inscrições para o curso de fertirrigação que vai acontecer na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, nos dias 13 e 14 de abril, na Bahia.
São 40 vagas disponíveis para pesquisadores, professores, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação e empresários do agronegócio.
O objetivo é oferecer informações sobre fertirrigação (aplicação de fertilizantes via água de irrigação) voltada para fruteiras tropicais (abacaxi, banana, citros, mamão, manga, maracujá e melão). No Brasil, a fertirrigação encontra-se em franca expansão, com destaque para as propriedades irrigadas por pivô central e sistemas localizados.
"Essa demanda incentiva o desenvolvimento de novos produtos para o atendimento de necessidades específicas das culturas, das particularidades de cada região e das exigências de mercado, além de estimular a produção de informações atualizadas sobre essa tecnologia", afirma Eugênio Ferreira Coelho, um dos coordenadores do curso.
Eficiência
Vários fatores ainda poderão contribuir para o crescimento da fertirrigação no Brasil, dentre eles: difusão de novas tecnologias, disponibilidade de fertilizantes fluidos no mercado, custo crescente da mão-de-obra e necessidade de aumentar a eficiência de utilização dos insumos agrícolas para redução de custos.
"Na aplicação via água de irrigação, o tempo de chegada do fertilizante às raízes das plantas é significativamente reduzido, uma vez que infiltra no solo de maneira uniforme, garantindo máximo alcance pelo sistema radicular", explica a pesquisadora Ana Lúcia Borges, que também coordena o curso.
Os temas abordados no treinamento são: aspectos básicos da fertirrigação, exigências nutricionais das plantas, análise química do solo, recomendação de adubação, fertilizantes utilizados, equipamento de injeção de fertilizantes, manejo e monitoramento da fertirrigação, cálculo e preparo da solução de fertilizantes e avaliação de impactos da fertirrigação nos atributos químicos.
Mais informações pelo telefone (75) 3312-8077 ou no endereço
Léa Cunha
Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical
(75) 3312-8076 /
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura