Inovações da agrotecnologia

19.02.2015 | 21:59 (UTC -3)

Pioneiro no desenvolvimen­to de técnicas de fertirri­gação e de reciclagem de água, Israel promove, em abril, em Tel Aviv, a 19ª Agritech, feira internacional de tecnologia agrí­cola, que vai reunir 196 empresas locais e 57 estrangeiras.

São esperados mais de 35 mil visitantes nos três dias de feira, que este ano vai ter como desta­ques os novos sistemas e as es­tratégias de pós-colheita, arma­zenamento, processamento e se­gurança dos alimentos. Boa parte das empresas de agrotecnologia de Israel nasceu nos kibutzim, como são chama­das as fazendas coletivas, que ti­veram um papel essencial na co­lonização do Estado judeu a partir de 1948.

Com base na necessidade dos agricultores, essas empresas desenvolveram sistemas inovado­res que revolucionaram a agricul­tura irrigada, como gotejamento, fertirrigação e reciclagem da água de esgoto para reuso em algumas lavouras, como a do algodão.

Outra atração do evento são as estufas automatizadas, que per­mitem alta produtividade na pro­dução de frutas e hortaliças, de­vido ao monitoramento e controle das condições de temperatura, lu­minosidade e aplicação correta de água e nutrientes. Essa tecnolo­gia possibilita, por exemplo, a pro­dução de tomates de alta qualida­de em pleno deserto de Neguev.

O trabalho dos pesquisado­res e dos técnicos das empresas transformou a agrotecnologia em um dos principais produtos de ex­portação de Israel, que hoje rende cerca de US$ 2,1 bilhões ao ano. Essa indústria é resultado da es­treita cooperação entre os pesqui­sadores e agricultores para supe­rar a escassez de água de um país que tem metade de seu território no deserto.

Israel hoje produz e exporta uma ampla gama de sistemas e acessórios para agricultores de várias partes do mundo, como pulverizadores, miniaspersores, válvulas automáticas, filmes plás­ticos para estufas, sistemas com­putadorizados para produção de leite, máquinas e equipamentos para colheita, além de defensivos e fertilizantes.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025