Inmet: previsão do tempo para quinta (22/10) e sexta-feira (23/10)

Chuvas retornam ao Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto ar seco e quente predomina em parte do Nordeste e do Norte

21.10.2026 | 15:54 (UTC -3)
Inmet, edição Revista Cultivar
Previsão de acumulados de chuva de quarta-feira (21/10) até sexta-feira (23/10), conforme o modelo numérico de previsão de tempo Cosmo; fonte: Inmet
Previsão de acumulados de chuva de quarta-feira (21/10) até sexta-feira (23/10), conforme o modelo numérico de previsão de tempo Cosmo; fonte: Inmet

A reorganização de um canal de umidade e a intensificação de áreas de baixa pressão, na parte oeste das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, atua no retorno das chuvas. Conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para esta quinta (22/10) e sexta-feira (23/10), tempestades devem se espalhar em toda faixa oeste do país, de partes do Amazonas até o Rio Grande do Sul, passando por áreas do Mato Grosso, Mato grosso do Sul e partes do Sudeste, com todo estado de São Paulo incluso.

Em contrapartida, o tempo permanece mais estável, com predomínio de sol, no extremo norte da região Norte, entre Roraima, o norte do Pará e o Amapá, no Matopiba, que abrange áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, e no interior da Região Nordeste. Na faixa litorânea do Nordeste, há possibilidade de chuvas isoladas devido à atuação de um cavado em superfície, sobre o Oceano Atlântico, a leste da região. As temperaturas permanecem elevadas no Piauí, no sul do Maranhão, no oeste da Bahia, em Tocantins, no norte de Goiás, no Distrito Federal, no norte de Minas Gerais, em Mato Grosso, no Pará, no Amapá e em Roraima. Nas demais áreas, a maior nebulosidade e a ocorrência de chuva favorecem temperaturas mais amenas.

Ao longo da quinta-feira, uma área de baixa pressão sobre o interior da América do Sul, entre o norte da Argentina, o oeste do Paraguai e o sul da Bolívia, deve se intensificar, favorecendo o transporte de calor e umidade das regiões Norte e Centro-Oeste em direção ao Sul do Brasil. Esse processo contribui para a reconfiguração do canal de umidade, que tende a atuar com maior intensidade sobre o oeste e o sul do país e aumentar as condições para a ocorrência de tempestades nestas áreas.

Por fim, na manhã de sexta-feira, pode ocorrer a formação de uma área de baixa pressão no leste da Argentina, que deverá se deslocar em direção ao oceano Atlântico e poderá dar origem a um novo ciclone extratropical entre o litoral do Rio Grande do Sul e o Uruguai.

O Inmet informou que está avaliando a formação do sistema, e, caso se confirme, o ciclone poderá influenciar as condições do tempo a partir de sexta-feira. O fenômeno pode favorecer o aumento da instabilidade na Região Sul, para onde há aviso laranja de perigo para tempestades na sexta-feira. O ciclone extratropical poderá influenciar as condições de tempo principalmente a partir de sábado. Acompanhe a previsão por região:

Região Norte

Quinta-feira (22/10): o tempo fica instável no oeste e sul da Região Norte, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Acre, em Rondônia e nas regiões sul e oeste do Amazonas. Para essas áreas, está vigente um aviso amarelo de perigo potencial para tempestades. Há possibilidade de chuvas isoladas em Roraima, no sul do Pará e no oeste do Tocantins. Nas demais áreas, o dia será de sol entre nuvens, com tempo mais firme no norte do Pará, no Amapá, em Roraima e em grande parte do Tocantins. Nessas áreas, as temperaturas ficam elevadas. Para o leste do Tocantins, está vigente um aviso amarelo de perigo potencial para baixa umidade relativa do ar durante a tarde. A temperatura mínima será de 23 °C em Rio Branco, e as máximas nas capitais da Região Norte variam entre 34 °C e 36 °C.

Sexta-feira (23/10): as áreas de instabilidade atuam no oeste da Região Norte, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Rondônia, no Acre e no Amazonas. Está vigente um aviso amarelo de perigo potencial para chuvas intensas no Acre e no oeste do Amazonas. Há possibilidade de chuvas isoladas também no oeste do Pará e em Roraima. Nas demais áreas, não há previsão de chuva. No Amapá, no leste do Pará e nas regiões leste e norte do Tocantins, o dia será de céu claro, com poucas nuvens. A temperatura mínima entre as capitais será de 23 °C em Rio Branco, e a máxima chegará a 38 °C em Palmas. Nas demais capitais, as temperaturas máximas variam entre 34 °C e 35 °C.

Região Nordeste

Quinta-feira (22/10): o sol aparece entre nuvens na Região Nordeste, com possibilidade de chuvas isoladas ao longo de toda a faixa litorânea. O tempo fica mais firme, com poucas nuvens, principalmente no oeste e norte da Bahia, no Piauí, no oeste de Pernambuco, na Paraíba e no centro-sul do Ceará. Está vigente um aviso amarelo de perigo potencial para baixa umidade relativa do ar no leste do Maranhão, no Piauí, no centro-sul do Ceará, no sudoeste do Rio Grande do Norte, no oeste da Paraíba, no centro e oeste de Pernambuco e no noroeste da Bahia. Em todas as capitais da região, pode haver chuvas isoladas. A temperatura mínima entre as capitais será de 22 °C em Recife, e a máxima chegará a 39 °C em Teresina. Em Salvador, a máxima será de 29 °C.

Sexta-feira (23/10): o sol predomina no interior da Região Nordeste, mas há possibilidade de chuvas isoladas na faixa litorânea entre o Ceará e Sergipe. O dia será de céu claro, com poucas nuvens, no Maranhão, no Piauí, no oeste, centro e sul do Ceará, no oeste da Paraíba, no centro e oeste de Pernambuco e no norte e noroeste da Bahia. As temperaturas mínimas entre as capitais serão de 23 °C em Salvador, Maceió e Recife. A máxima chegará a 39 °C em Teresina. Em Salvador, a máxima será de 29 °C, e em Fortaleza, de 32 °C.

Região Centro-Oeste

Quinta-feira (22/10): a instabilidade volta a ganhar força na Região Centro-Oeste. O tempo fica fechado no sul de Mato Grosso do Sul, principalmente na região de divisa com o Paraguai e o Paraná, onde ocorrem pancadas de chuva com trovoadas. Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e nas regiões noroeste e sul de Mato Grosso, o céu fica com muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para todas essas áreas, está vigente um aviso amarelo de perigo potencial para tempestades. Na região central de Goiás e no Distrito Federal, também ocorrem chuvas isoladas, principalmente a partir da tarde e à noite. O tempo fica mais firme, sem previsão de chuva, no norte de Goiás, onde está vigente um aviso amarelo de perigo potencial para baixa umidade relativa do ar. A temperatura mínima será de 20 °C em Brasília, e a máxima chegará a 36 °C em Cuiabá.

Sexta-feira (23/10): o tempo continua instável na Região Centro-Oeste. No noroeste, oeste e sudoeste de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, ocorrem pancadas de chuva com trovoadas isoladas. No sul de Mato Grosso do Sul, na divisa com o Paraná, está vigente um aviso laranja de perigo para tempestades. Nas demais áreas de Mato Grosso do Sul e no extremo sul de Goiás, está vigente um aviso amarelo de perigo potencial para tempestades. No centro-sul de Goiás, nas regiões sudeste, central e norte de Mato Grosso e no Distrito Federal, há possibilidade de chuvas isoladas. O tempo fica mais firme no leste de Mato Grosso e no norte de Goiás. O calor predomina nas capitais da região. Em Brasília, a temperatura mínima será de 20 °C e a máxima, de 33 °C. Em Goiânia, a máxima chegará a 35 °C, e em Cuiabá, a 36 °C.

Região Sudeste

Quinta-feira (22/10): o tempo fica instável na Região Sudeste. O céu fica encoberto nas regiões sul, central e leste de São Paulo, além do sul de Minas Gerais, onde ocorrem pancadas de chuva com trovoadas ao longo do dia. Também há pancadas de chuva com trovoadas isoladas no oeste de São Paulo e no Triângulo Mineiro, que, durante a noite, podem atingir a região central de Minas Gerais. Para essas áreas, está vigente um aviso amarelo de perigo potencial para tempestades. No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, ocorrem chuvas isoladas. No nordeste de Minas Gerais, também há possibilidade de chuvas isoladas. Não há previsão de chuva apenas na região de divisa de Minas Gerais com o sudoeste da Bahia. As temperaturas ficam amenas, mas o tempo pode ficar abafado durante a tarde. A temperatura mínima será de 17 °C em São Paulo e Belo Horizonte. A máxima chegará a 25 °C em São Paulo, 26 °C no Rio de Janeiro e em Vitória e 28 °C em Belo Horizonte.

Sexta-feira (23/10): o tempo segue instável na Região Sudeste. Em São Paulo, ocorrem pancadas de chuva com trovoadas isoladas. Em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, há possibilidade de chuvas isoladas. Está vigente um aviso amarelo de perigo potencial para tempestades em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no centro-sul de Minas Gerais, incluindo o Triângulo Mineiro. O tempo fica mais firme apenas no extremo norte de Minas Gerais. A temperatura mínima será de 17 °C em São Paulo e Belo Horizonte. A máxima chegará a 27 °C no Rio de Janeiro e em Vitória, enquanto em Belo Horizonte será de 26 °C e, em São Paulo, de 24 °C.

Região Sul

Quinta-feira (22/10): o tempo fica instável na Região Sul, com pancadas de chuva e trovoadas. Está vigente um aviso amarelo de perigo potencial para tempestades em toda a região. Pela manhã, as instabilidades ficam concentradas principalmente nos setores norte e oeste, mas, ao longo do dia, avançam em direção ao leste e sul da Região Sul. A temperatura mínima será de 12 °C em Curitiba, e a máxima entre as capitais chegará a 24 °C em Porto Alegre.

Sexta-feira (23/10): as chuvas continuam em praticamente toda a região, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em toda a região. Está vigente um aviso laranja de perigo para tempestades no norte, centro-oeste e oeste do Paraná, no centro e oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas da região, está vigente um aviso amarelo de perigo potencial para tempestades. Em Curitiba (PR), a temperatura permanece baixa, com mínima de 15 °C e máxima de 16 °C. Nas demais capitais, as temperaturas ficam amenas, variando entre 15 °C e 24 °C em Porto Alegre (RS) e entre 16 °C e 23 °C em Florianópolis (SC).

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Ascribe