Inmet: previsão do tempo entre os dias 26 de janeiro a 2 de fevereiro

Informativo meteorológico prevê semana de instabilidade e temperaturas elevadas em todo o país

26.01.2026 | 17:06 (UTC -3)
Inmet, edição Revista Cultivar

Para a última semana de janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperaturas elevadas em todo o país, além de chuvas para a Região Norte, áreas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Conforme o Informativo Meteorológico nº 04/2026, as temperaturas máximas podem chegar a 38 ºC em algumas localidades entre os dias 26 de janeiro a 2 de fevereiro de 2026. 

Figura 1: previsão de chuva acumulada (26 de janeiro a 02 de fevereiro de 2026); fonte: Inmet
Figura 1: previsão de chuva acumulada (26 de janeiro a 02 de fevereiro de 2026); fonte: Inmet

Na Região Norte, são previstos totais de chuva entre 502 mm e 100 mm. Os maiores volumes devem ocorrer no Acre, oeste do amazonas e no Pará. Em relação as temperaturas, o Inmet indica máximas que podem variar entre 26 ºC a 34 ºC. Já as temperaturas mínimas deverão permanecer estáveis, com valores variando entre 22 °C e 24 °C.

Na Região Nordeste não há previsão de chuva em toda a área central. Por outro lado, áreas do Maranhão, oeste da Bahia e extremo oeste do Piauí deverão registrar mais umidade, com favorecimento de chuvas entre 50 mm e 100 mm. Além disso, não estão descartados temporais isolados com totais de chuva acima de 50 mm em um único dia em áreas do sudoeste da Bahia. As temperaturas máximas também devem seguir elevadas, com valores entre 34 ºC e 38 ºC em regiões como o Sul do Piauí, leste do Ceará e áreas do oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. 

O Inmet prevê uma semana de chuvas irregulares na Região Centro-Oeste. Em grande parte da região, os totais de chuva devem ficar em torno de 50 mm. Entretanto, em áreas do leste do Mato Grosso e do oeste de Goiás, os totais podem ficar próximos a 100 mm. Assim como nas ouras regiões, as temperaturas máximas permanecem elevadas em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, variando entre 34 ºC  36 ºC. Nas demais áreas, as máximas devem chegar a 32 ºC. 

Para a Região Sudeste, a previsão indica um cenário de atenção, com possibilidade de ocorrência de eventos extremos. Os totais de chuva podem superar os 120 mm entre sexta-feira (30/1) e sábado (31/1) no leste de São Paulo, Vale do Paraíba, sul de Minas Gerais, Zona da Mata Mineira e todo o estado do Rio de Janeiro. A semana deverá ser marcada por temperaturas elevadas, com máximas ultrapassando 32 ºC no sul e oeste do estado de São Paulo, e norte de Minas Gerais. Nas demais áreas, as temperaturas permanecerão mais amenas, com máximas variando entre 24 ºC a 26 ºC. 

Já na Região Sul, a previsão é de tempo mais seco, sem previsão de chuvas significativas no início da semana. Por outro lado, entre sexta-feira (30/1) e sábado (31/1), o total de chuva pode superar 100 mm entre o litoral de Santa Catarina e o leste do Paraná. O predomínio do tempo seco por vários dias consecutivos, provocado pela atuação de um sistema de alta pressão, favorecerá a elevação das temperaturas. As áreas mias afetadas devem registrar temperaturas máximas de 32 ºC a 38 ºC no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os valores previstos devem ficar entre 5 °C e 7 °C acima da média histórica até quarta-feira (28). Em contrapartida, na segunda metade da semana as temperaturas máximas entrarão em declínio, com valores variando entre 26º C e 28 ºC.

Figura 2: previsão de temperatura máxima para a semana de 26 a 30 de janeiro de 2026 às 15h (horário de Brasília); fonte: Inmet
Figura 2: previsão de temperatura máxima para a semana de 26 a 30 de janeiro de 2026 às 15h (horário de Brasília); fonte: Inmet

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp