Inmet: previsão do tempo entre os dias 18 a 25 de maio de 2026

Chuvas intensas atingem Norte e Sudeste, enquanto frente fria mantém risco de geada no Sul

18.05.2026 | 16:38 (UTC -3)
Revista Cultivar, a partir de informações do Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma semana marcada por contrastes climáticos entre os dias 18 e 25 de maio de 2026 no Brasil. De acordo com o Informativo Meteorológico nº 20/2026, as regiões Norte e Sudeste devem concentrar os maiores volumes de chuva, enquanto áreas centrais do país terão predomínio de tempo seco. No Sul, a atuação de uma frente fria mantém as temperaturas mais baixas, com possibilidade de geadas e mínimas próximas de 3°C. Ao mesmo tempo, as temperaturas máximas podem alcançar até 36°C em áreas das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

Figura 1: previsão de chuva acumulada (18 a 25 de maio de 2026); fonte: Inmet
Figura 1: previsão de chuva acumulada (18 a 25 de maio de 2026); fonte: Inmet

Na Região Norte, os maiores acumulados de precipitação devem ocorrer entre Amazonas, Pará, Amapá e Roraima, onde os volumes podem ultrapassar 200 milímetros ao longo da semana. Já Acre e Rondônia devem registrar precipitações mais moderadas. A combinação entre elevada nebulosidade e chuvas frequentes tende a manter as temperaturas máximas próximas de 30°C na maior parte da região. A exceção é o Tocantins, onde os termômetros podem atingir até 36°C.

No Nordeste, o cenário permanece dividido entre áreas úmidas e regiões sob influência da estiagem. Há previsão de chuva moderada no litoral da Bahia e ao longo da faixa litorânea entre o sul baiano e a região metropolitana de São Luís, no Maranhão. Por outro lado, o interior nordestino, incluindo agreste e sertão, deve continuar com pouca chuva e baixa umidade relativa do ar, com índices inferiores a 30%. As temperaturas máximas devem variar entre 30°C e 36°C, com os maiores valores previstos para o centro do Piauí, leste do Ceará e oeste do Rio Grande do Norte e de Pernambuco.

Na Região Centro-Oeste, a previsão indica chuvas irregulares e mal distribuídas, com acumulados inferiores a 70 milímetros durante a semana. As áreas com maior potencial para precipitação estão entre a divisa de Mato Grosso do Sul com Paraná e São Paulo, além de setores entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em Goiás e no Distrito Federal, o tempo tende a permanecer mais estável, com baixa probabilidade de chuva. As temperaturas seguem elevadas em grande parte da região, podendo chegar a 36°C na área central de Mato Grosso e no noroeste de Goiás.

No Sudeste, a atenção se concentra sobre a Zona da Mata Mineira, norte do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, especialmente nas áreas próximas às divisas estaduais. Segundo o Inmet, há previsão de pancadas de chuva fortes e localmente intensas, com potencial para transtornos pontuais ao longo da semana. Os acumulados podem superar 100 milímetros em curto intervalo de tempo.

O órgão destaca que o principal fator de preocupação é o caráter rápido e intenso das precipitações, favorecendo grandes volumes em poucas horas, principalmente entre a noite e a madrugada. Os períodos de maior atenção estão previstos entre a noite de terça-feira (19) e a madrugada de quarta-feira (20), além da noite de quarta-feira (20) para a madrugada de quinta-feira (21), quando as instabilidades devem atuar de forma mais organizada.

As temperaturas máximas podem atingir 32°C no nordeste de Minas Gerais. Já as mínimas devem ficar próximas de 10°C no sul de São Paulo, sul de Minas Gerais e áreas serranas entre Minas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Na Região Sul, os maiores volumes de chuva devem ocorrer entre quarta-feira (20) e quinta-feira (21), principalmente em áreas litorâneas entre a divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina e trechos do litoral catarinense e paranaense. Apesar da previsão de chuva persistente em alguns momentos, o Inmet não indica, até o momento, risco de volumes extremos generalizados.

A atuação de uma frente fria mantém as temperaturas mais baixas na região e favorece a ocorrência de geadas entre segunda-feira (18) e terça-feira (19), especialmente nas áreas centrais do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. As menores temperaturas mínimas devem ficar próximas de 3°C na região centro-sul gaúcha. Já as máximas não devem ultrapassar 22°C no norte do Paraná.

Figura 2: previsão de temperatura máxima de 18 a 22 de maio de 2026 às 15h (horário de Brasília); fonte: Inmet
Figura 2: previsão de temperatura máxima de 18 a 22 de maio de 2026 às 15h (horário de Brasília); fonte: Inmet

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp