Fepagro moderniza sua identidade visual e presença na Web 2.0
A triticultura enfrente alguns desafios todo ano e muitos produtores fiéis ao plantio da cultura desistiram de investir no cereal de inverno. Problemas quando a comercialização do trigo e alto custo de produção são apontados como barreiras para uma maior produção em todo o país.
O resultado disso está na manutenção da área de plantio em Campos Novos nesta safra de 2011. Na safra anterior, 11 mil hectares do cereal foram cultivados e estimativas do Departamento Técnico da Copercampos apontam para a manutenção desta área. Mas para que os produtores obtenham lucratividade os investimentos são altos.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Copercampos Marcelo Luiz Capelari, 5% da área total já foi semeada na terra e para obter lucratividade na cultura é preciso investir em tecnologia e adubação diferenciada. “Somente com investimentos é que o produtor rural obterá a produtividade desejada e terá bons ganhos na cultura. Nossa região é conhecida por apresentar no trigo tipo pão uma excelente qualidade e para obter esse sucesso é preciso realizar o manejo correto da cultura, principalmente fazendo aplicações de nitrogênio parcelado ”, destaca Capelari.
Na safra 2010 de trigo, problemas foram enfrentados quanto ao granizo e geadas tardias. O Departamento Técnico da cooperativa vem trabalhando para que o seguro agrícola privado seja realizado. “Nós indicamos esta modalidade de seguro para que os produtores obtenham garantias de ao menos conseguir pagar seus financiamentos. Na safra passada tivemos problemas com granizos no período de enchimento de grão e isso inviabilizou a colheita, por isso neste ano estamos apresentando o seguro agrícola privado como alternativa viável aos agricultores”, enfatiza o Engenheiro Agrônomo Marcelo Capelari. O custo de implementação da cultura do trigo está em R$ 1.400,00 por hectare na região.
A média obtida em 2010 foi recorde para a cultura. Produtores associados da Copercampos atingiram produtividades acima de 60 sacos/ha.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura