Inicia cadastramento georreferenciado das propriedades vitícolas de Farroupilha/RS

05.02.2010 | 21:59 (UTC -3)

Uma equipe técnica do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), coordenada pela pesquisadora Loiva Maria Ribeiro de Mello, da Embrapa Uva e Vinho, iniciou na semana passada a coleta de dados para o georreferenciamento das propriedades vitícolas do município de Farroupilha/RS.

O georreferenciamento é a demarcação do terreno, com o auxílio de GPS (Sistema de Posicionamento Global). Além de mais preciso, o cadastro georreferenciado pode ser utilizado para diversos estudos envolvendo relevo, clima e solo, entre outros.

O cadastro Vitícola do Rio Grande do Sul, iniciado em 1995, apresenta todas as áreas de produção de uvas no Estado e desde o ano de 2008 está sendo atualizado em campo com o uso de GPS. Considerando a escassez de recursos para realizar o levantamento em todas as propriedades vitícolas do Rio Grande do Sul, optou-se por iniciar o trabalho priorizando as regiões que estão em processo de busca pela certificação de Indicação Geográfica. As primeiras propriedades a serem mapeadas foram as do município de Monte Belo do Sul, trabalho que começou em 2008 e foi concluído em 2009.

A prioridade para o ano de 2010 foi dada para o georeferrenciamento das propriedades vitícolas de Farroupilha, pois os produtores estão se organizando, através da AFAVIN (Associação Farroupilhense dos Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados) para obtenção da Indicação de Procedência de produtos elaborados a partir das uvas moscatéis.

A coordenadora Loiva comenta que embora esta seja uma uma época complicada para os produtores receberem os técnicos devido a safra da uva, é imprescindível que o trabalho comece agora para que seja realizado em toda a área Para facilitar, os técnicos do Ibravin, Luiz Carlos Guzzo e Rudimar Zanesco, responsáveis pela medição nas propriedades, fazem um agendamento prévio da visita diretamente com os produtores.

Loiva reforça que, para agilizar o trabalho, os produtores podem preparar um desenho aproximado dos vinhedos, detalhando os limites de cada cultivar e também revisar as informações do recadastro realizado em 2009 e já apontarem, se necessário, as correções.

Durante a visita, o produtor deverá acompanhar o técnico que visitará a propriedade, percorrendo cada parreiral e, com um aparelho de GPS, levantar os pontos que permitem reproduzir a área e localização exata de cada cultivar. Os técnicos também irão levantar os dados que os produtores já estão acostumados a preencher no recadastramento anual.

O trabalho iniciou pela Linha Jansen e o georreferenciamento ocorrerá em todas as 1365 propriedades vitícolas que devem abranger cerca de 4 mil hectares, segundo dados da última edição do Cadastro Vitícola (2007). Ainda não existe uma previsão para término dos trabalhos. O georreferenciamento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Farroupilha.

Viviane Zanella

Embrapa Uva e Vinho

54-3455-8084 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025