INCT Café apresenta novas tecnologias para o manejo da nutrição e doenças do cafeeiro durante a 16ª Expocafé

14.06.2013 | 20:59 (UTC -3)
Fabio Alvarenga

A 16ª Expocafé, que se encerra nesta sexta-feira (14) em Três Pontas, no sul de Minas, é considerada a maior feira do agronegócio café do Brasil. Presente no evento, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café (INCT Café), com o stand montado junto ao da Universidade Federal de Lavras (UFLA), demonstrou vários produtos desenvolvidos pelo instituto para manejo da nutrição e doenças do cafeeiro. Dentre eles, estão os fertilizantes organo-minerais que induzem resistência nas plantas.

De acordo com o coordenador do INCT Café e professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Mário Lúcio Vilela de Resende, o trabalho realizado foi interessante, tanto pelas visitas recebidas oriundas do Brasil, quanto pelas do exterior, já que pesquisadores de países como Noruega, Quênia, Vietnã estiveram no stand, o que vai de encontro ao contexto de internacionalização do instituto. O coordenador ainda destacou a importância dos fertilizantes para as lavouras cafeeiras.

“Se você balancear a nutrição da planta, consequentemente você reduz a incidência de doenças. Ou seja, uma planta bem equilibrada nutricionalmente certamente resistirá mais aos estresses bióticos, que são doenças como ferrugem, cercosporiose, mancha aureolada. E também aos abióticos, como seca, vento e geada”, explicou.

Mário Lúcio ressaltou ainda que na composição do produto existem vários ingredientes, resíduos e subprodutos da lavoura cafeeira.

“É uma tentativa de reaproveitar os resíduos da lavoura e, quem sabe, na época de crise e com preços baixos, agregar valor à cadeia produtiva por meio da fabricação de novos produtos”, explicou.

Segundo ele, a tecnologia foi desenvolvida no contexto do INCT Café e está aberta a transferência de tecnologia ao setor privado. A 16ª Expocafé se encerra nesta sexta-feira (14) e conta com 140 stands, além de cerca de mil produtos. Segundo a Epamig, que organiza o evento, a expectativa de faturamento é de mais de R$ 200 milhões.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025