Incra/RO assina convênios com Governo do Estado e associações

15.02.2013 | 21:59 (UTC -3)
Fonte: Assessoria de Imprensa Incra

A Superintendência Regional do Incra em Rondônia assinou, na manhã desta quinta-feira (14), dois novos convênios do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), com associações de escolas famílias agrícolas de Rondônia (Aefaro) e do Vale do Guaporé (Aefavag), para formação de 220 jovens no curso “Técnico em Agropecuária”, de nível médio.

A solenidade de assinatura dos convênios aconteceu no auditório da sede do Incra, na Capital Porto Velho, quando também foi formalizado um Termo de Cooperação Técnica entre o Instituto e a secretaria de estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) para a regularização de lotes dos projetos de assentamento da reforma agrária e com a secretaria de estado de desenvolvimento ambiental, para colocar em campo o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Para o superintendente do Incra/RO, Luis Flavio Carvalho Ribeiro, essa ação vem ao encontro dos anseios do Governo do Estado em ampliar a regularização fundiária e ambiental em Rondônia, proporcionando o título da terra e a licença ambiental aos pequenos produtores rurais. “Estamos estreitando nossas parcerias e colocando em prática iniciativas comuns que beneficiarão as famílias dos assentamentos com o documento da terra, a regularidade ambiental, a educação do campo, entre outras ações, propiciando qualidade de vida e produção”, afirmou o superintendente.

O convênio com a Aefaro atenderá a 150 alunos, sendo 70 na região de Ji-Paraná e 80 na região de Novo Horizonte, no valor de cerca de R$ 3 milhões. O convênio com a Aefavag atenderá a 70 alunos da região de São Francisco do Guaporé, com o valor de cerca de R$ 1,4 milhão. O curso terá duração de quatro anos.

O Pronera atua promovendo o acesso à educação formal em todos os níveis para os que vivem em áreas de reforma agrária, desenvolvendo ações de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com alfabetização, ensino fundamental e médio, considerando as especificidades do modo de vida do campo.

O coordenador do projeto na Aefaro, Revelino Sebastião Neto Freitas, disse que a parceria entre o Incra e a associação acontece há 10 anos e está avançando. “Hoje discutimos o projeto juntos, as metas e avaliamos para melhorar”, analisou. Em dezembro a associação formou 91 alunos no curso técnico em agropecuária. De acordo com o coordenador, “é grande o impacto nas famílias, onde vários jovens já estão atuando tanto nos próprios assentamentos quanto no mercado de trabalho”.

A Aefaro é uma associação criada para a educação dos jovens da zona rural com atuação no ensino fundamental, médio e profissionalizante, que opta por um modelo de formação que, segundo a mesma, “respeita a vida, o ser humano e os recursos naturais”, denominado “Pedagogia da Alternância”. Seu projeto educativo busca desenvolver um trabalho a partir da realidade sócio-profissional, econômica e cultural do jovem trabalhador rural.

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025