IMAmt e Ampa lançam terceira edição do Manual de Saneamento e Segurança Ambiental em Mato Grosso

A publicação tem por objetivo ajudar os produtores rurais, em especial os associados à Ampa, a adequarem suas estruturas e processos produtivos à legislação ambiental

19.04.2018 | 20:59 (UTC -3)
Martha Baptista

O Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt) e a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) acabam de lançar a terceira edição do "Manual de Saneamento e Segurança Ambiental em Mato Grosso".  A publicação tem por objetivo ajudar os produtores rurais, em especial os associados à Ampa, a adequarem suas estruturas e processos produtivos à legislação ambiental.

"Esperamos que este manual seja um instrumento valioso a ser seguido pelos produtores de algodão, visando produzir cada vez mais e com impacto ambiental cada vez menor", afirma a pesquisadora do IMAmt, Patrícia Andrade Vilela, editora técnica da publicação.

Esta nova edição do "Manual de Saneamento e Segurança Ambiental em Mato Grosso" conta com artigos de especialistas de duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) – Instrumentação e Pecuária Sudeste, ambas sediadas em São Carlos (SP) -  e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e também de profissionais autônomos.

Em 2008, o IMAmt publicou a primeira edição do "Manual de Saneamento e Segurança Ambiental", de autoria do professor Antonio Brandt Vecchiato, da UFMT, e colaboradores. Oito anos depois, uma segunda edição foi publicada após atualização feita por especialistas, de modo a acompanhar a evolução na legislação ambiental. Este ano, em virtude de novas alterações nas leis que regem a política de meio ambiente em níveis estadual e nacional, o IMAmt tomou a iniciativa de lançar uma terceira versão do Manual.

Entre as novidades, estão os principais passos para o produtor se cadastrar no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar), apresentados por Michele Strada e Raquel Rangel da Silva, ambas graduadas em Engenharia Agrícola e Ambiental.

"Orientações para o manejo de áreas de cultivos de algodão no estado de Mato Grosso visando a proteção ambiental" é o título do artigo elaborado pelos professores da UFMT Eliana Dores, Antonio Vecchiato e Oscarlina Weber.

O tema "Instalações rurais" abre o Manual em artigo assinado por Tanise Carla Zambiasi Martins e Josimare Vieira da Silva. "Captação e uso da água" é o assunto abordado por Julio Cesar Pascale Palhares, enquanto Wilson Tadeu Lopes da Silva assina dois artigos nesse mesmo capítulo: "Saneamento básico rural: por que e como fazer" e "Resíduos sólidos: o que fazer com eles".

Em outro capítulo do manual, o tema apresentado é "Armazenamento, embalagens e resíduos, segurança do trabalhador e EPI", sob a responsabilidade de Maria Aparecida Peres de Oliveira, Tonny José Araújo da Silva, Edna Maria Bonfim da Silva e Jackelinne Valéria Rodrigues de Souza.

O manual pode ser encontrado para download nos sites do IMAmt (www.imamt.com.br) e da Ampa (www.ampa.com.br)

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024