O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), representado por sua Especialista em Políticas, Edith Obschatko, participou do encontro de cientistas líderes especializados em agricultura do G20 e compartilhou sua visão sobre a atividade agrícola como geradora de riqueza e de desenvolvimento nas Américas.
Diante dos especialistas reunidos entre os dias 28 e 30 de maio na Província de Jujuy, no Norte da Argentina, Obschatko sublinhou que a pesquisa e a inovação sobre a adaptação da agricultura à mudança climática e sobre o manejo sustentável dos solos são fundamentais para se conseguir uma produção maior, sustentável e capaz de promover a segurança alimentar.
Nesse sentido, Obschatko detalhou o trabalho do IICA, expôs sua missão e objetivos, lembrou o papel chave da agricultura como geradora de oportunidades e de renda e abordou também o tema dos genes.
"O IICA reconhece as extraordinárias possibilidades desta tecnologia para o crescimento da produção animal e vegetal e promove a análise e a troca de conhecimento sobre as regulações dos diferentes países sobre o tema para aumentar o comércio, preservando a biosegurança, e com a comunicação adequada”, dijo Obschatko.
Durante a intervenção do IICA no encontro do G20, Obschatko também ressaltou a trajetória da instituição, que ao longo de mais de 75 anos vem apoiando o desenvolvimento da agropecuária nos seus 34 Estados-membros.
Os mais de 60 delegados presentes à reunião trataram do impacto da mudança climática na produção agrícola, do manejo adequado dos solos e da edição de genes, além de elaborarem propostas para o futuro sustentável da alimentação – uma das prioridades definidas pela presidência argentina do G20.