Falta de chuvas reduz oferta de boi gordo e preço da arroba sobe em dezembro
Acontece em 2013, a segunda edição do Simpósio Nacional de Biorrefinarias (II SNBr). Promovido pela Embrapa Agroenergia, o evento está agendado para o período de 24 a 26 de setembro, em Brasília/DF. Agroenergia, química, química fina, biotecnologia, bioeconomiasão alguns dos assuntos a serem tratados no II SNBr. Ocorrerá em paralelo uma mostra de tecnologias industriais “verdes” que utilizam fontes renováveis de matérias-primas e causam impactos ambientais menores do que os processos tradicionais
Com uma lógica que vem atraindo cada vez mais a atenção de instituições de pesquisa e do setor produtivo, biorrefinarias assemelham-se às tradicionais refinarias de petróleo pela diversidade de produtos que geram em uma mesma planta industrial: combustíveis, energia, produtos químicos, materiais. A diferença é que utilizam como matéria-prima a biomassa, em processos mais limpos que contribuem para reduzir as emissões de gás carbônico.
Nas usinas sucroalcooleiras do Brasil, já é possível observar esse conceito sendo empregado, embora haja grandes oportunidades de desenvolvimento de novos produtos e mercados. Outro exemplo é a indústria de celulose e papel, que aplica este conceito de forma avançada, com a produção de materiais, produtos químicos de alto valor e energia. No entanto, ainda é preciso vencer desafios técnico-científicos, econômicos e logísticos para o avanço dessa área, explica o pesquisador da Embrapa Agroenergia Silvio Vaz Júnior, que é coordenador do Simpósio. Desenvolvimento de processos de pré-tratamento, tecnologias de separação e catalisadores para aumento de velocidade de reação e de rendimentos são alguns dos temas para investimento em pesquisa apontados por Vaz Júnior.
A Embrapa Agroenergia estruturou o Simpósio em quatro sessões: biomassas para biorrefinarias; avanços em processos de produção de químicos e biocombustíveis; avanços em métodos de análise e em integração de processos; potencial econômico de novos produtos e sua sustentabilidade.
Informações sobre inscrições e a programação do Simpósio serão divulgadas em breve no site da Embrapa Agroenergia (
). O evento é co-organizado pela Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e pela Associação Alemã de Química e Biotecnologia (DECHEMA), contando com o apoio institucional da Internacional Union of Pure and Applied Chemistry (Iupac), da Sociedade Ibero-americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias (Siadeb), da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades (Abifina), da Associação Brasileira da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e do Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV / SP).
Cerca de 120 pessoas participaram do primeiro Simpósio Nacional de Biorrefinarias, que aconteceu em setembro de 2011, também em Brasília/DF. O evento deu origem a uma edição da Agroenergia em Revista totalmente dedicada ao tema e ao livro “Biorrefinarias: cenários e perspectivas”, que podem ser baixados gratuitamente no site da Embrapa Agroenergia.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura