II PECforum busca encurtar o ciclo pecuário

31.08.2011 | 20:59 (UTC -3)
Fonte: Fonte: Assessoria de Imprensa Gru

O encurtamento do ciclo pecuário, buscando maior produtividade e rentabilidade para a pecuária bovina de corte e retorno mais rápido para o pecuarista brasileiro, é o principal foco do II PECforum – Forum Internacional de Pecuaristas, a ser realizado nos dias 5 e 6 de outubro de 2011 em Uberlândia-MG.

O evento, que em sua segunda edição conta também com espaço novo para exposição de produtos e serviços para a pecuária, o Pec Tradeshow, deverá ter a presença de mais de 1.500 participantes entre pecuaristas e agentes comerciais e industriais da indústria de carnes.

O evento deste ano tem como tema central ‘Encurtando o Ciclo: da Genética ao Prato’ e uma proposta de ‘Gestão Avançada para uma Nova Pecuária Sustentável com Rentabilidade’.

O II PECforum é também um evento oficial preparatório para o World Food & Agribusiness Fórum – Fórum Mundial de Alimentos e Agronegócio, um megaevento internacional a ser realizado no Brasil no início de 2012 e que terá como tema central ‘Segurança Alimentar com Sustentabilidade – O Compromisso do Brasil’.

O PecForum tem o apoio institucional das principais entidades do setor produtivo e da agroindústria e apoio de mídia da TV Terraviva do Grupo Bandeirantes de Comunicação e da Revista DBO e vai mostrar novas formas de gestão integrada para enfrentar e aproveitar as oportunidades e desafios da pecuária bovina de corte brasileira para os próximos anos, quando o Brasil precisará aumentar acentuadamente sua produção de carne bovina para atender à crescente demanda internacional e do mercado interno.

Para tanto, o II PECforum vai discutir e apresentar soluções para toda a cadeia produtiva da pecuária bovina de corte, com temas como ‘Genética para todos, garantindo qualidade e homogeneidade do rebanho; Sanidade e Rastreabilidade como condição para um mercado permanente; Nutrição a Pasto ou Confinamento para garantir crescimento e engorda mais rápidos; Manejo correto, para garantir eficiência; Integração da pecuária com lavouras e florestamento para diluir custos e criar novas receitas na propriedade; Sustentabilidade ambiental, social e econômica; Capitalização do pecuarista; e estratégias de Gestão para o pecuarista’, entre outros temas.

O encontro ocorre em um momento especialmente oportuno. “A pecuária bovina de corte brasileira vive um bom momento de transição, de boa demanda por carne e preços elevados para o boi, mas pouca oferta de gado para abate”, observa o coordenador do comitê organizador do evento, Silmar César Müller. “O governo volta-se para a pecuária e oferece novas linhas de financiamento de longo prazo, para a retenção de matrizes, a renovação de pastagens e a integração da pecuária com novas atividades como a lavoura e/ou o florestamento. É um excelente momento para pensar em novos investimentos para aumentar e melhorar a produção, visando o encurtamento do ciclo pecuário e uma rentabilidade maior e de retorno mais rápido para o pecuarista brasileiro”, ressalta ele.

Os desafios são grandes, mas factíveis, segundo Müller. O Brasil detém o maior rebanho bovino comercial do mundo, com mais de 200 milhões de cabeças, e é o maior exportador mundial de carne bovina, além de atender a seu gigantesco consumo interno, que também está crescendo.

“Mas a produção de carne bovina precisa crescer em mais 2 milhões de toneladas até 2020, passando para mais de 10 milhões de toneladas anuais, segundo estudo projetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa. A exportação, por sua vez, deverá crescer para mais de 3 milhões de toneladas anuais no mesmo período, consolidando a posição do Brasil como o maior exportador mundial, mas exigindo simultaneamente novos desafios em produtividade, qualidade, sanidade, rastreabilidade e abertura de novos mercados. Precisamos crescer acima de tudo com sustentabilidade, ambiental, social e também econômica, garantindo maior renda e retorno mais rápido para o pecuarista", ressalta o dirigente do encontro.

O evento é realizado pela Probiz e tem o apoio das principais entidades representativas da pecuária e da agroindústria.

Inscrições pelos telefones (11) 4121-9990 / 3524-8505 / 8323-5565 - Skype: lucianasouza61 – ou pelo e-mail

Confira a programação - (Sujeita a alteração)

Quarta-feira – 5/10

7:00-8:00 - Recepção e Credenciamentos para inscritos no PecForum

8:00-8:30 - Abertura e Apresentação do PecForum

8:30-9:30 - Palestra de Abertura - O Governo Dilma e sua Visão para uma Expansão Sustentável da Agropecuária Brasileira – Agricultura de Baixo Carbono e a Perspectiva de um Novo Plano Agrícola e Pecuário de Longo Prazo.

Convidado Especial: Mendes Ribeiro Filho - ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 9:30-10:30 - Talk-show com o ministro - Convidados Especiais:

Eduardo Biagi - Presidente da ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu e Convidados Especiais.

Mediador: Silmar César Müller - jornalista, apresentador do programa ‘Consultor Terraviva’ da TV Terraviva

11:00-12:30 - Apresentações Especiais

14:00-15:30 - Painel - Genética e Qualidade para todos, garantindo homogeneidade do rebanho.

Painelistas:

João Bento - Superintendente da ABCZ – O Programa Pró-Genética da ABCZ.

Gerson Simão - Consultor da Simão & Dias Planejamento Estratégico, foi gerente do programa Brazilian Cattle da ABCZ - Genética Brasileira de Carne e Leite – Oportunidades para Exportar Já.

Especialista convidado - Cruzamentos Industriais

Mediador: Demétrio Costa - diretor da DBO Editores - Revista DBO

15:30-16:30 - Painel - Sanidade e Rastreabilidade como condição de acesso permanente aos mercados.

Painelistas:

Tirso de Salles Meirelles - Presidente do CNPC-Conselho Nacional de Pecuária de Corte.

Olímpio Rossetti - Presidente do Grupo RuralConsult.

Mediador: Moacir de Souza José - Editor da Revista DBO

17:00-18:30 - Painel - Nutrição e Manejo eficiente em Pasto e Confinamento, garantindo crescimento e engorda mais rápidos

Painelistas:

Pedro Veiga Rodrigues Paulino - Professor da Universidade Federal de Viçosa - Estratégias de Alimentação em Sistemas de Engorda em Confinamento.

Adilson de Paula Aguiar - Professor da Fazu/Uniube - Viabilidade Econômica da Produção de Carne em Pastagens Irrigadas.

Mediador: Moacir de Souza José - Editor da Revista DBO.

18:30-21:00 – Happy-Hour no PecShow

Quinta-feira - 6/10

8:00-09:30 - Palestra Especial - Produzindo Boi e Carne com Padrão Internacional de Qualidade - O Programa ‘Meat Standards Australia’

Michael Crowley - Gerente Geral do Programa Meat Standards Australia do MLA - Meat & Livestock Austrália.

9:30-10:30 - Palestra Especial e Debate - O Novo Código Florestal e a Nova Realidade Agroambiental Brasileira - Desafios e Tendências para a Agricultura e a Pecuária.

Aldo Rebelo - deputado federal - Relator do projeto do novo Código Florestal Brasileiro.

11:00-12:30 - Painel - Integração Pecuária-Lavoura-Florestamento, para diluir custos e criar novas receitas na propriedade, com sustentabilidade.

Painelistas:

John Carter - Diretor Geral da Aliança da Terra - Aliança da Terra - Produzindo Certo.

Rubens Forbes Alves de Lima - Pecuarista, Sócio-Diretor da Bela Aliança Agronegócios.

Mediador: Tobias Ferraz - Apresentador do programa ‘Terraviva Sustentável ‘da TV Terraviva.

14:00-15:00 – Palestra - Perspectivas do Agronegócio da Pecuária e das Carnes no Brasil e no Mundo - Estratégias de Conquista e Consolidação da Posição Brasileira.

Antonio Camardelli - Presidente da ABIEC - Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne.

15:00-16:30 - Painel - Tendências do Mercado de Boi, Carnes e Rações - Estratégias Comerciais e Gestão de Riscos.

Painelistas:

Paulo Roberto Molinari - Consultor de Mercado de Boi, Carnes e Rações da Consultoria Safras & Mercado.

Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista e Consultor Agroclimático - O Clima para a Pecuária 2011/12.

Mediador: Silmar César Müller - Jornalista, Apresentador do programa ‘Consultor Terraviva’ da TV Terraviva.

17:00-18:00 - Palestra e Debate - Capitalização, Gestão e Marketing.

Marcos Fava Neves - especialista em agronegócios, marketing e gestão estratégica.

Convidado especial: Antonio Carlos Porto Filho - Sócio do banco de investimentos BTG Pactual e Pecuarista.

18:00-19:00 – Palestra e Talkshow - Qualidade, Gestão e Marketing para uma Pecuária de Sucesso: o Case da Estância Bahia.

Maurício Tonhá - Diretor do Grupo Estância Bahia.

Mediador: Silmar César Müller - Jornalista, Apresentador do programa ‘Consultor Terraviva’ da TV Terraviva.

19:00-21:00 – Happy-Hour de Encerramento no PecShow

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025