II Mostra: pesquisadores apresentam resultados de pesquisa

22.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Começou segunda-feira (21/09) a II Mostra de resultados de pesquisa da Embrapa Cerrados. Até quarta-feira (23), serão apresentados 18 trabalhos resultados de projetos de pesquisa finalizados em 2006 e 2007.

O chefe do Departamento de Pesquisa da Embrapa (DPD), Carlos Lazarini, destacou, na abertura do evento, que atualmente existem novos desafios relacionados ao uso da vegetação do Cerrado. “Trabalhamos baseados em um

novo paradigma da agricultura. É a sustentabilidade associada a novos componentes. E essas discussões são importantes nesse processo”, enfatizou.

Lazarini lembrou que o domínio atual de produção do Cerrado vem das pesquisas realizadas pela Embrapa Cerrados. Ele afirmou, no entanto, que hoje os projetos exigem uma “visão mais ampla”. “Agora, a questão do plantio direto, por exemplo, tem que fazer parte das nossas pautas. Outro ponto importante é a necessidade de se trabalhar as áreas já abertas e propor sistemas de produção de forma sustentável. Além dos desafios da agroenergia, dos fertilizantes alternativos”, pontuou. Também participaram da abertura da Mostra o chefe-geral da unidade, José Robson Sereno, e o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Fernando Macena. O evento está sendo realizado no auditório Wenceslau Goedert.

Pesquisas - O primeiro trabalho apresentado foi do pesquisador Fábio Gelape Faleiro. Ele tratou da caracterização de germoplasma e melhoramento genético do maracujazeiro assistido por marcadores moleculares. A pesquisa está na segunda fase e deve ser finalizada em 2012 – a primeira fase foi encerrada em dezembro de 2007. De acordo com o pesquisador, 7% a 8% da produção de maracujá do Cerrado provêm de híbridos de maracujazeiro-azedo desenvolvidos pela Embrapa Cerrados: BRS Sol do Cerrado, BRS Ouro Vermelho e BRS Gigante Amarelo.

Segundo Faleiro, os objetivos do programa de melhoramento do maracujazeiro-azedo é a alta produtividade, qualidade física e química dos frutos, vigor e longevidade das plantas, adaptabilidade, produção na entressafra, menor dependência da polinização manual e resistência e tolerância a pragas e doenças. Ele destacou em sua apresentação a importância de poder contar com redes de pesquisa efetivas. “Elas precisam existir por necessidade prática, não apenas por uma imposição burocrática”, enfatizou.

A segunda apresentação da Mostra foi do pesquisador Walter Quadros Ribeiro Junior e tratou da fenotipagem de trigo para tolerância à seca. Segundo ele, se a região do Cerrado conseguir produzir duas toneladas de trigo sequeiro por hectare será possível reduzir a importação do produto no Brasil. Para que isso seja viável, é preciso selecionar genótipos tolerantes à seca. A pesquisa, desenvolvida pela Embrapa Cerrados, Trigo, Arroz e Feijão, identificou três genótipos potencialmente tolerantes à seca.

O pesquisador Walter Quadros explicou que as estratégias de fenotipagem foram as seleções preliminares, intermediárias e avançadas feitas com materiais já disponíveis e adaptados ao Cerrado, tendo como base a produtividade. Alguns apresentaram características de tolerância à seca, outros ao calor e a brusone. Outros genótipos têm sistema radicular mais profundo e maior cerosidade, o que evita a perda de água. Os novos estudos cruzarão os materiais para obter todas as características em uma

única planta.

Os fitonematóides (tema da terceira apresentação) atacam culturas de importância econômica no Cerrado, tais como, soja, milho, café, feijão, algodão e fruteiras. O projeto executado pela pesquisadora Maria Cristina Cordeiro estabeleceu uma ferramenta genético-molecular diagnóstica para identificação de fitonematóides presentes em amostras de solo e de raízes. Com a identificação molecular precoce, o controle dos nematóides fitoparasitas será mais rápido e eficiente, segundo a empresa.

Na parte da tarde foram apresentados resultados de avaliação e efeitos da adubação com fontes de enxofre, fósforo e de nitrogênio em pastagens. O pesquisador Djalma Martinhão Gomes de Sousa analisou as doses de enxofre na produção de Panicum maximum cv. Tanzânia. O pesquisador Lourival Vilela estudou o efeito da adubação com fontes de fósforo e de nitrogênio em diversos estágios de degradação em pastagem de Brachiaria decumbens na região do Cerrado. Os últimos resultados apresentados foram sobre o

desempenho bioeconômico da pecuária de corte, em fase de cria, em sistemas pastoris na região do Cerrado.

Liliane Castelões e Juliana Caldas

Embrapa

/ (61) 3388-9945

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025