Brasil exporta 13,6 milhões de sacas de café no acumulado do ano até maio
Volume representa queda de 19% ante mesmo intervalo de 2022 e reflete um início de colheita mais lento e o pouco café remanescente após duas safras menores
A Ihara promete surpreender na Hortitec 2023 com inovações e soluções para cultivos. Entre os destaques que a empresa apresenta no evento está o lançamento do inseticida Chaser EW (tolfenpirade, tolfenpyrad).
Segundo os desenvolvedores, o produto controla a traça-do-tomateiro (Tuta absoluta) em todas as fases de seu ciclo de vida. O Chaser provoca a rápida paralisação da alimentação do inseto, eliminando os alvos em, no máximo, 72 horas. Funcionalidade extra do produto é sua ação repelente, que impede o retorno das pragas à planta.
O produto também se destaca por combinar ação lagarticida e ovicida, diferencial considerável que impede o desenvolvimento do embrião da praga ainda dentro do ovo. Tal controle precoce beneficia a eficiência do manejo de resistência, otimizando o investimento do produtor agrícola.
Além do Chaser EW, os visitantes da 28ª Hortitec também conhecerão mais sobre outros destaques do portfólio da empresa, como:
• o fungicida Totalit, que possui dois modos de ação: sistêmico e por contato. Esse produto é recomendado para "pulverizações preventivas", a fim de controlar míldio, requeima e mancha-de-alternaria;
• o inseticida Eleitto, com extensa lista de alvos registrados, em mais de 30 culturas, que possui amplo espectro, controlando diversas pragas, como a mosca-das-frutas, a mosca-branca, o pulgão e a mosca-minadora.
"HF tem sido um segmento muito importante para a Ihara ao longo de toda sua trajetória”, conta o gerente de marketing regional da Ihara, Marcos Vilhena.
Tolfenpirade (tolfenpyrad, CAS 129558-76-5, Irac 21-A) é um inseticida pirazol (pyrazole) que atua inibindo a respiração celular. Possui ampla atividade contra diversas pragas nos estágios de ovo, larva, ninfa e adulto. É usado em ampla variedade de culturas.
Conforme a literatura científica, o tolfenpirade foi desenvolvido no Japão e lá registrado pela primeira vez (nome comercial Hachi-hachi). Possui estrutura pirazol-carboxamida usada para controlar uma ampla gama de pragas de insetos, como Hemiptera, Coleoptera, Diptera, Lepidoptera, Famílias Thysanoptera e Acarina. É particularmente eficaz contra pragas que apresentam resistência a inseticidas organofosforados e carbamatos.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura