ICL anuncia a aquisição da Fertiláqua

A compra reforça a posição da ICL no mercado brasileiro de nutrição especial de plantas, com alto crescimento e margem elevada

26.10.2020 | 20:59 (UTC -3)
Guilherme Soares

A ICL anuncia hoje que firmou um acordo definitivo para adquirir a Fertiláqua, uma das principais empresas brasileiras de nutrição especial de plantas, por aproximadamente US﹩ 120 milhões. O acordo prevê ainda um potencial valor adicional, baseado em métricas de desempenho de 10% (a "Aquisição"). A aquisição expandirá o portfólio de produtos de nutrição especial de plantas vegetal de especialidade da ICL e aumentará significativamente sua base de clientes e sua presença local nas regiões agrícolas do Brasil, um dos mercados do agronegócio de mais rápido crescimento no mundo. Anteriormente, a Fertiláqua era controlada pelo Aqua Capital, um fundo de private equity líder em agronegócio e alimentos.

Com mais de 100 produtos diferentes, incluindo aqueles comercializados sob as marcas líderes Aminoagro, Dimicron e Maximus, a Fertiláqua oferece um portfólio completo de soluções para o ciclo de vida de plantas em nutrição e estimulação vegetal, revitalização do solo, tratamento de sementes e fitossanidade em todas as principais culturas brasileiras, incluindo soja, milho, cana-de-açúcar, algodão, café, frutas e vegetais. A Fertiláqua está presente em 24 estados brasileiros e atende mais de 500 clientes, entre varejistas de insumos agrícolas, cooperativas e grandes produtores. A Fertiláqua tem mais de 350 funcionários, duas unidades de produção e dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento. Desde a sua fundação, a Fertiláqua tem demonstrado um forte crescimento, que ultrapassa 15% ao ano.

Raviv Zoller, Presidente e CEO da ICL, declarou: "A aquisição da Fertiláqua é uma parte importante da estratégia de crescimento de nosso negócio de nutrição agrícola. Conforme afirmamos durante nosso recente Dia do Investidor, o crescimento esperado de nosso negócio de nutrição agrícola, tanto organicamente quanto por meio de M&A (sigla em inglês para fusões e aquisições) será suportado, em parte, pelo aumento da demanda por fertilizantes especiais de alta qualidade e nosso foco em mercados em crescimento. A Fertiláqua dá à ICL uma posição significativa em um mercado em crescimento, em que a demanda por produtos especiais de nutrição vegetal está aumentando rapidamente. Além disso, a aquisição traz sinergias imediatas para distribuição no Brasil e expande ainda mais o portfólio de produtos da ICL com maior crescimento, produtos de maior margem, bem como reduz a sazonalidade em nossas vendas de fertilizantes especiais entre os hemisférios Norte e Sul."

Sebastián Popik, Fundador e Managing Partner do Aqua Capital, afirmou: "Estamos orgulhosos da trajetória da Fertiláqua. Desde que adquirimos a empresa, em 2013, construímos um dos principais players do setor no Brasil. A venda para a ICL confirma o desenvolvimento e implementação, pelo Aqua, da vantagem tecnológica da Fertiláqua, com um portfólio de produtos de primeira linha, recursos de P&D e forte presença no mercado. Além disso, estamos orgulhosos de ter fechado com sucesso esta transação com a ICL durante estes tempos desafiadores, tendo trabalhado de forma criativa e construtiva para que isso acontecesse".

Após o fechamento da Aquisição, previsto para ocorrer no início de 2021, e que está sujeito ao cumprimento das condições habituais de fechamento de transações como essa, como a aprovação do Cade, no Brasil, a ICL espera alavancar a forte presença de mercado da Fertiláqua e sua capacidade de distribuição para aumentar as vendas de seus fertilizantes orgânicos, fertilizantes de liberação controlada e outros produtos especiais de nutrição vegetal para o mercado brasileiro.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024