ICL adquire Nitro 1000 e expande sua atuação no mercado de biológicos no Brasil

A empresa passará a integrar imediatamente o portfólio de produtos da ICL; os produtos da Nitro 1000 são voltados principalmente para culturas de soja, milho e cana-de-açúcar

28.02.2024 | 07:25 (UTC -3)
Revista Cultivar, com informações de Adi Bajayo

A ICL anunciou hoje a aquisição da Nitro 1000, fabricante, desenvolvedora e fornecedora de biológicos no Brasil, por aproximadamente US$ 30 milhões. A empresa passará a integrar imediatamente o portfólio de produtos da ICL. Os produtos da Nitro 1000 são voltados principalmente para culturas de soja, milho e cana-de-açúcar. Sua aplicação substitui ou otimiza o uso de fertilizantes.

Elad Aharonson, presidente da ICL Growing Solutions, expressou entusiasmo com a fusão. "Estamos animados para unir a expertise central da Nitro 1000 na fabricação de biológicos com as amplas capacidades de P&D e inovação da ICL. Vamos executar nossa estratégia declarada de continuar investindo na agricultura. Especificamente no Brasil", disse.

Essa aquisição permite à ICL alavancar seu negócio global de Growing Solutions para desenvolver novos produtos e tecnologias. Beneficia-se da capacidade de produção existente e da estratégia de entrada no mercado. Também permitirá à empresa continuar aumentando sua participação no mercado e liderança em nutrição especializada de plantas no Brasil.

O interesse crescente em alternativas aos agroquímicos gerou maior demanda por soluções biológicas. O mercado de biológicos agrícolas deve crescer a uma taxa composta de crescimento anual de 13,8% e atingir 27,9 bilhões de dólares até 2028, segundo a MarketsandMarkets. Os biológicos estimulam processos naturais para melhorar ou beneficiar a absorção de nutrientes, eficiência no uso de nutrientes, tolerância a estresses abióticos, qualidade e rendimento das culturas.

No Brasil, a ICL possui mais de 1,7 mil funcionários. O país representou aproximadamente 20% das vendas em 2023. O portfólio de negócios agrícolas no Brasil inclui fertilizantes de eficiência aprimorada e liberação gradual, micronutrientes, macronutrientes secundários, fertilizantes foliares, produtos de ação fisiológica, tratamentos de sementes, condicionadores de solo, adjuvantes e produtos para nutrição animal e aplicações industriais. A empresa espera que a integração da Nitro 1000 se beneficie significativamente de suas duas aquisições bem-sucedidas no Brasil em 2021, incluindo o negócio de Nutrição de Plantas da América do Sul da Compass Minerals e da Fertiláqua.

Iris Guindani, um dos fundadores da Nitro 1000, que permanecerá como chefe de operações, comentou sobre a nova fase. "Fundamos a Nitro 1000 em 2007 e fizemos os investimentos necessários para desenvolver nossos produtos e chegar a este ponto de nossa jornada", disse.

"Esta próxima fase nos permitirá alavancar os recursos da ICL, incluindo suas robustas capacidades de P&D, para desenvolver novos produtos adicionais e mirar em mercados finais adjacentes."

Compartilhar

LS Tractor Fevereiro