Importação de fertilizantes cresce 10,9% em 2024
Boletim da Conab mostra que alta nos preços de commodities e tensão no Oriente Médio foram fatores para elevação
O 3º Festival do Café de Ibiraci – Icafest promete movimentar a cidade mineira entre os dias 12 e 14 de novembro, trazendo uma programação repleta de palestras, workshops e oficinas. O evento acontece no Ciel (Centro Ibiraciense de Eventos e Lazer), tem entrada gratuita e reunirá diferentes expositores do setor, criando um espaço para a troca de conhecimentos e experiências.
Os visitantes terão a oportunidade de se conectar com produtores, técnicos, baristas, mestres de torra e provadores, explorando o fascinante universo do café em suas diversas etapas, desde a lavoura até a xícara.
Este ano, o festival ganha ainda mais destaque ao sediar a final do Concurso de Qualidade do Café de Ibiraci. Podem participar do concurso exclusivamente os produtores de café que possuem propriedades no município de Ibiraci/MG. A competição será realizada na Categoria Café Arábica Preparado Via Seca (natural). A inscrição é gratuita e deve ser feita por meio de uma ficha de inscrição, na qual o produtor indicará o local onde o café está armazenado.
O Icafest também promoverá o “Encontro das Mulheres do Café – Cerejas do Café e Universo Mulher Café", onde cafeicultoras se reunirão para compartilhar experiências e discutir a força feminina no setor. O evento contará ainda com a presença de Bruna Malta e José Tadeu, do Sítio Capoeira e Olinto Café, que ministrarão a palestra “Criando Oportunidades Através do Turismo na Cafeicultura”. O bate-papo promete ser uma jornada inspiradora sobre como a tradição cafeeira pode abrir portas para o turismo sustentável, explorando histórias e saberes que valorizam a cultura do café.
Além disso, a programação incluirá, no segundo dia, palestras voltadas para aprofundar os conhecimentos técnicos. O engenheiro agrônomo Leandro Andrade, da Fundação Procafé, apresentará informações sobre “Cultivares Adaptadas para a Região da Alta Mogiana”. Em seguida, Marcelo Jordão Filho, também da Fundação Procafé, discutirá os impactos do clima e da irrigação na cafeicultura, abordando os desafios e oportunidades do setor.
O evento termina no dia 14 com workshops e a grande final do Concurso de Qualidade do Café de Ibiraci. O festival, que já é considerado referência no cenário regional, reafirma o compromisso com a valorização dos cafés especiais da cidade, destacando o potencial dos produtores locais e criando pontes com mercados mais amplos.
“Ibiraci é a 4ª cidade do país na produção de grão arábica e o Icafest celebra essa potência da cidade. Sendo uma plataforma de oportunidades para os cafeicultores, onde mostramos a qualidade que já atingimos e proporcionamos acesso gratuito a conteúdos que podem expandir seus horizontes”, destaca Sandro Andrade Barbosa, coordenador de Associações da Prefeitura de Ibiraci.
Com foco na inovação, o evento também contará com a participação de instituições financeiras e cooperativas, oferecendo linhas de crédito e financiamentos especiais para fomentar novos negócios no setor cafeeiro.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura