Somente 8% dos produtores de milho fazem o refúgio corretamente
Resultado de pesquisa realizada pela consultoria Spark em sete estados produtores
Já está à disposição de técnicos e produtores o boletim “Avaliação Estadual de Cultivares de Milho – Segunda Safra 2016”. A obra está disponível gratuitamente, em arquivo PDF, na página do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) – www.iapar.br. A versão impressa custa R$ 5.
A publicação é dirigida a produtores e técnicos envolvidos no planejamento da segunda safra no início do próximo ano. O objetivo do boletim é oferecer informações atualizadas sobre o comportamento das cultivares disponíveis no mercado.
São apresentados resultados de avaliação de 14 cultivares convencionais e 15 geneticamente modificadas. Os ensaios foram conduzidos em Cambará, Campo Mourão, Floresta, Londrina, Palotina, Primeiro de Maio, Santa Helena e Sertanópolis.
Rendimento, acamamento e quebramento, população final e comportamento frente às principais doenças da cultura são algumas das variáveis analisadas nos experimentos.
O projeto para avaliação de cultivares de milho é resultado de parceria entre o Iapar e a Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Agronegócio (Fapeagro).
A autoria do boletim é dos pesquisadores Pedro Sentaro Shioga, Antônio Carlos Gerage, Pedro Mário de Araújo, Rodolfo Bianco, Alberto Sérgio do Rego Barros e Adriano Augusto de Paiva Custódio.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura