Embrapa Rondônia inicia semeadura do Programa Soja Livre
A sexta-feira (4) foi de reencontros e confraternização para mais de 200 técnicos e extensionistas da Emater/RS-Ascar, que atuam em todas as regiões do Estado e que completam, neste ano, 30 anos de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural no RS. A homenagem aconteceu na sede da AABB de Santa Cruz do Sul/RS e se estendeu aos empregados contratados no chamado Projetão, Plano Estadual de Assistência Técnica e Social e de Extensão Rural, que há 30 anos encaminhou 360 técnicos, engenheiros agrônomos, médicos veterinários e extensionistas para atuarem diretamente nas comunidades rurais. A cerimônia teve a presença do secretário Municipal de Agricultura, Ademir Santin, que deu as boas-vindas, dizendo que “a história da Emater está escrita no rosto de cada um. Esse é um legado da história do desenvolvimento do RS”.
Para o presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, a homenagem é de reconhecimento e valorização ao trabalho realizado, que, em muitos casos, proporcionou a melhoria na educação e na saúde das famílias rurais, oferecendo momentos culturais, ampliando as redes de energia elétrica e até mesmo acelerando a abertura de estradas. “As pessoas se dedicaram e se empenharam em fazer com que a agricultura familiar e o Estado se desenvolvessem”, observou De David, que diz considerar o Projetão uma iniciativa ousada para a época e que aproximou o técnico do agricultor. “Hoje, ingressamos num momento importante no fortalecimento da economia de base familiar para além da porteira. São novos desafios, que devem ser enfrentados pela experiência e conhecimentos acumulados, que constroem a imagem e a credibilidade da Emater, e que precisamos reconhecer e valorizar”, enfatizou o presidente.
O diretor técnico da Emater/RS, Gervásio Paulus, disse considerar vitoriosa a trajetória dos técnicos e extensionistas na construção da Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado, “melhorando a situação das famílias em termos técnicos, mas também de habitação, lazer e de saúde”.
“Apesar de nossa Instituição estar enfrentando um momento de dificuldades, vamos continuar fazendo história”, disse o diretor administrativo da Emater/RS, Valdir Zonin. Ele citou a Ação Popular, que busca restaurar o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social para a Ascar, e as 300 novas contratações, “que fortalecem o atendimento às famílias rurais do nosso Estado”.
O deputado estadual, Heitor Schuch, também prestigiou o evento e afirmou que “a homenagem é justa e merecida e que a medalha recebida represente a renovação de todo o trabalho”. Mauro Stein, diretor da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, representando o secretário Ivar Pavan, citou, como eixos centrais de atuação da SDR a produção e a produtividade, a melhoria da renda, a sustentabilidade das propriedades e a inclusão social de todas as famílias rurais atendidas.
O idealizador do Projetão e ex-presidente da Emater/RS, Lino Hamann, não compareceu, mas enviou uma homenagem a todos, parabenizando por participarem desse “marco histórico para a Extensão Rural”. Em seguida, José Antônio Schmitz, filho do então diretor administrativo da época do Projetão, Edmundo Schmitz, emocionado, falou do orgulho que sente do trabalho e da atuação do seu pai. “Desejo que essa nova Gestão revitalize a Emater, para que a agricultura familiar seja atendida e olhada com os olhos que ela merece”, disse Schmidt.
Em nome dos homenageados, Dulphe Pinheiro Machado Neto, que foi contratado pela Emater/RS-Ascar via Projetão, sendo supervisor na região de Santa Rosa, recuperou partes da história, dos desafios e das realizações da época, destacando a experiência, o uso de diversas metodologias e o companheirismo e destacou seu orgulho por ter contribuído para o desenvolvimento do Estado.
Durante a homenagem, foram entregues medalhas, certificados e de um DVD com relatos de história e curiosidades da época do Projetão. Também teve sorteio de brindes, doados por empresas parceiras e fornecedores da Emater/RS-Ascar. Acompanharam a atividade dirigentes da Associação dos Empregados da Ascar/Emater (Asae) e dos sindicatos Semapi, Senge e Sintargs.
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura