Homenageados recebem distinção do setor arrozeiro gaúcho

09.02.2015 | 21:59 (UTC -3)

Em uma concorrida cerimônia no início da última sexta-feira, dia 6 de fevereiro, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) entregou homenagem a dez nomes que contribuíram ao longo do último ano com o setor orizícola gaúcho. O ato fez parte da 25ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que está sendo realizada no Parque de Exposições do Sindicato Rural de Tapes (RS).

O presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, destacou durante discurso os motivos porque cada homenageado recebeu a pá que simboliza a distinção. Lembrou que todos os nomes foram escolhidos criteriosamente e que o reconhecimento foi feito a todos que, da sua maneira, fizeram a diferença para o setor. "Entregamos aquele que é nosso maior símbolo. É um símbolo de força, trabalho, suor e dignidade", ressalta.

Entre os homenageados, quem discursou foi o Pioneiro do Arroz, Salustiano Pires de Lima. Nos altos de seus 82 anos, nos quais 70 deles dedicados à lavoura de arroz, lembrou aos mais jovens que, ao contrário de hoje onde se colhe com modernas colheitadeiras, quando começou, aos 12 anos de idade, era preciso colher com a foice e carregar as plantas para fora da lavoura, mas diz não se arrepender da escolha que fez para a vida. "A produção de arroz tem seus altos e baixos, tem dias difíceis. Mas me orgulho de produzir o alimento dos brasileiros. Esta profissão me deixa muito feliz", afirma.

Com o tema "Cesta Básica Garantida com Renda no Campo Comprometida", a 25ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz se encerra neste sábado, dia 7 de fevereiro, em ato com a presença do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori. O evento é organizado pela Federarroz com a parceria da Associação de Arrozeiros de Tapes.

Confira os homenageados

- Técnicas Conservacionistas: Cimélio Bayer

- Competitividade: André Barreto

- Técnico Federal: Wilson Araújo

- Técnico Estadual: Rodrigo Schoenfeldt

- Vendas Internacionais: Caio Cézar Vianna

- Mercado Doméstico: Francisco Schardong

- Imprensa: Otto Bede

- Amigo Arrozeiro: Ernani Polo

- Lavoura Nota 10: Arnaldo e Delmar Eckert

- Pioneiro do Arroz: Salustiano Pires de Lima

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025