Hidroponia é alternativa para cultivo de hortaliças folhosas

23.11.2009 | 21:59 (UTC -3)

A previsão para os meses de novembro e dezembro é de chuva intensa no Rio Grande do Sul. Mas essa notícia não preocupa Adenir Bortoli, agricultor de Santa Rosa, pois, desde o início do ano, ele utiliza o sistema de hidroponia para a produção de hortaliças folhosas.

A hidroponia é um sistema de cultivo, no qual a planta não entra em contato com o solo e fica protegida das variações climáticas. Fechada em estufas e suspensas em bancadas, as unidades ficam com as raízes imersas em solução hidropônica, mistura de água e nutrientes. Por não haver contato com o solo, na maioria das vezes, não há necessidade da aplicação de agrotóxicos, explica o técnico da Emater/RS-Ascar, Fábio Scalco. "Estando longe do solo, onde se concentram a maioria das pragas, reduz a necessidade da utilização de defensivos agrícolas em até 90%". E as vantagens do cultivo hidropônico são vários. Com a técnica as plantas ficam protegidas em estufas e o produtor não sofre com as variações climáticas. O tempo de produção é menor, pois além de não ser necessária a preparação do solo entre um plantio e outro, o período para o desenvolvimento da planta é menor que a cultivada no cultivo no solo. "Entre a colocação da muda na calha e o ponto de comercialização demora entre 21 e 30 dias, enquanto no solo de 35 a 45", afirma o técnico. E para o produtor existe ainda outra vantagem: a facilidade em cuidar da horta. "Como a gente não precisa mais se abaixar para mexer com as plantas, não temos mais dores nas costas", conta Bortoli.

Hoje o agricultor produz, por mês, 3 mil pés de alface, de quatro variedades, mas está ampliando as instalações e, dentro de um mês, terá capacidade para produzir 20 mil pés de alface, rúcula e agrião. O período para intensificar a comercialização foi escolhido à dedo. "Essa época é ruim para a produção de hortaliças, sempre tem muita chuva e calor, vou aproveitar para ganhar mercado com as hidropônicas", afirma Bortoli. E mercado é o que não falta no Noroeste do Estado. Apenas 40% dos hortigranjeiros consumidos, são produzidos na região.

Bortoli vende seu produto para mercados e restaurantes da cidade, mas seu maior lucro é com a comercialização na feira municipal, realizada três vezes por semana. Segundo ele, as hortaliças hidropônicas são sucesso de vendas e agradam o consumidor. "Quem compra a alface hidropônica, nunca mais compra da comum", revela. O técnico explica os motivos. "Além de ser mais saborosa, pois não tem déficit de nutrientes o produto hidropôncio dura mais, porque vem com a raiz e o processo vegetativo não é interrompido", afirma Fábio.

Alice Pavanello

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa

55-3512-6665 /

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025