Herculex recebe aprovação regulatória no Brasil

17.12.2008 | 21:59 (UTC -3)

A Pioneer e a Dow AgroSciences LLC, uma subsidiária de propriedade da The Dow Chemical Company, anunciaram no dia 11 de dezembro o recebimento da aprovação regulatória da CTNBio (Comissão Nacional de Biossegurança) para o cultivo da tecnologia de proteção contra insetos Herculex® I no Brasil. A tecnologia Herculex® I é a única que confere maior proteção contra lagarta do cartucho e broca da cana, insetos que podem reduzir a produtividade do milho.

"Esta aprovação é um grande ganho para todos que fazem parte da cadeia de valores," disse Paul E. Schickler, Presidente da Pioneer e Vice-Presidente e Gerente Geral da DuPont. "Os produtores brasileiros ganharão com maior produtividade e menos investimento em defensivos. Os produtores de sementes serão beneficiados, pois através desta tecnologia de alto valor, a produção se tornará mais eficiente. Os compradores de grãos também serão beneficiados, pois receberão um suprimento consistente de grãos de alta qualidade."

Herculex® I confere controle durante todo o ciclo de desenvolvimento da cultura do milho contra diversos tipos de pragas que danificam a cultura, incluindo lagarta do cartucho e broca da cana. O registro do Herculex® I permitirá que os produtores utilizem a tecnologia como parte do manejo integrado de pragas (MIP) para obter maior produtividade e grãos de maior qualidade com menos aplicações de defensivos por ano.

"Esta aprovação dá aos produtores do Brasil – o terceiro maior produtor de milho do mundo – um leque de tecnologias de proteção para as culturas e oferece grandes oportunidades para que possam competir no mercado global," disse Antonio Galindez, Vice-Presidente da Unidade Global de Negócios de Cultivos, da Dow AgroSciences. "Herculex® I, nossa primeira oferta de milho transgênico no Brasil, também é aprovado para o cultivo nos Estados Unidos, Canadá, e Argentina e está autorizado para alimentação humana e animal, nos maiores países importadores de grãos, como o Japão, Korea e México."

A Dow AgroSciences e a Pioneer formaram em 1995 uma parceria em pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias de resistência a insetos, para utilização em seus produtos e licenciamento de outras empresas. Herculex® I foi lançado nos Estados Unidos em 2003. Mesmo desenvolvendo essas tecnologias em conjunto, as duas empresas realizam a venda separadamente. A Dow AgroSciences é responsável pelo licenciamento da tecnologia para outras empresas.

Dow AgroSciences LLC, com sede em Indianápolis, Ind., EUA, é uma empresa líder na agricultura que combina o poder da ciência e tecnologia para melhorar constantemente o que é essencial para o progresso humano. A Dow AgroSciences fornece tecnologias inovadoras para a proteção de cultivos, manejo de pragas e plantas daninhas, sementes, tecnologias, e biotecnologia agrícola para servir a crescente população mundial. As vendas globais da Dow AgroSciences, uma subsidiária de propriedade da The Dow Chemical Company, foram de $3.8 bilhões de dólares em 2007. A Dow AgroSciences comercializa milho grão, milho doce e sementes para outros mercados brasileiros, incluindo sorgo, girassol e óleos saudáveis através das marcas Dow AgroSciences Sementes & Biotecnologia e Agromen Tecnologia. Mais informações no site www.dowagro.com.

A Pioneer Hi-Bred, uma empresa do grupo DuPont, é a principal fonte mundial de soluções customizadas para produtores, pecuaristas e processadores de grãos e óleos. Com sede em Des Moines, Iowa, a Pioneer confere acesso às genéticas avançadas para aproximadamente 70 países.

A DuPont é uma empresa de Ciência. Fundada em 1802, a DuPont coloca a Ciência para trabalhar na criação de soluções que tornam a vida das pessoas melhor, mais segura e mais prática. Com operações em mais de 70 países, a companhia oferece ampla variedade de produtos e serviços inovadores para mercados como segurança, agricultura, alimentação, casa e construção, comunicação e transporte.

Daniela Didone

Du Pont do Brasil S/A - Divisão Pioneer Sementes

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025