GT definirá agenda estratégica para promoção de signos distintivos

17.10.2012 | 20:59 (UTC -3)
Carlos Américo

Em reunião nesta terça-feira (16) no Mapa, o Grupo de Trabalho (GT) sobre Signos Distintivos: Indicações Geográficas e Marcas Coletivas definiu sete temas que vão guiar a agenda estratégica para o fomento de signos distintivos no período 2013/2015. Dentre eles estão proposta de políticas públicas, acesso a mercados e comercialização e marco regulatório.

Os signos distintivos buscam criar um vínculo entre produto e consumidor, o que gera uma relação de fidelidade entre as duas partes. Essa ligação é estabelecida pela marca, origem, qualidade, satisfação e outras características intrínsecas ao produto.

A agenda estratégica da área deve ser finalizada na próxima reunião do GT, em 4 de dezembro. Com participação multidisciplinar de instituições públicas e privadas, o grupo vai propor a criação da Câmara Temática sobre Indicação Geográfica e Marcas Coletivas de Produtos Agropecuários, no âmbito do Mapa. O GT faz parte da Câmara Temática de Agricultura e Irrigação

Destacam-se na área de Indicações Geográficas o vinho do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, Café do Cerrado mineiro e aguardente de Paraty. E a Vinhos do Brasil como marca coletiva.

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