Grupo consultivo irá testar identificação animal em dia de campo

22.09.2009 | 20:59 (UTC -3)

Após definir que o programa de rastreabilidade estadual será implantando inicialmente na Zona de Alta Vigilância (ZAV), já avança para o “teste a campo” as propostas apresentadas por empresas que possuem soluções para a identificação do rebanho de bovídeos do MS.

A decisão é resultado da reunião do Grupo Consultivo vinculado a Câmara Setorial de Bovino e Bubalinocultura, que aconteceu hoje (22) na Secretária de Produção (Seprotur).

Conforme o coordenador do grupo, Alexandre Scaff Raffi, será realizado um dia de campo entre os integrantes do grupo e pecuaristas para avaliar as soluções tecnológicas disponíveis. “Será nosso primeiro contato – em nível de campo – para avaliar as ‘ferramentas’ que já foram apresentadas durante nossas reuniões. Porém este teste será feito pelo próprio pecuarista, não pela assistência técnica”, esclarece Raffi.

Cada empresa interessada em participar do processo licitatório irá disponibilizar unidades de seus elementos de identificação (botons eletrônicos e leitores) para ser avaliada durante o dia de campo a capacidade de leitura e facilidade nos procedimentos dos mesmos.

Raffi lembra ainda que somente poderão participar do processo licitatório – por tanto, do teste a campo – empresas cujos ‘produtos’ possuam ISO 11784 (Radio Frequency Identification of Animals – Code Structure, que define a maneira padrão de como os códigos devem ser armazenados no chip do transponder) e ISO 11785 (Radio Frequency Identification of Animals – Technical Concept, que define as especificações técnicas da identificação por rádio freqüência).

O cronograma de trabalho prevê que, até novembro deste ano, seja apresentado à secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, uma solução para a identificação individual do rebanho estadual. Segundo Raffi as discussões estão focadas em encontrar o melhor modelo de rastreabilidade para o controle sanitário no Estado. “Devemos definir o conceito e abrangência do sistema”, acrescenta. A definição da data e local do “teste” deve ser definida na próxima reunião do grupo, que acontece na próxima semana.

Cristiane Sandim

Assessoria de Imprensa Seprotur

(067) 3318-5053 ou

Compartilhar

Newsletter Cultivar

Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura

acessar grupo whatsapp
Agritechnica 2025