Rio Grande do Sul tem potencial para produção de etanol a partir do arroz
Os ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) realizaram na última quinta-feira, 5 de fevereiro, um encontro com todos os secretários estaduais para debater temas como o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que tem de ser concluído até maio. Parte dos secretários pediu no evento a ampliação dos prazos, mas a líder da pasta ambiental, Izabella Teixeira, se mostrou resistente.
Para a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, não seria necessária a prorrogação do prazo. Ela acredita que o ideal é adicionar apenas alguns meses para que os estados cadastrem seus produtores rurais e assentados.
Izabella explicou, ainda, que há uma discussão de modernização dos procedimentos para licenciamento. Já Kátia argumentou que o CAR dará segurança jurídica e ambiental para o produtor rural, além de facilitar o licenciamento ambiental e a fiscalização.
"A proposta é de fazermos um esforço conjunto para conclusão do CAR, que corresponde à expectativa dos agricultores já cadastrados", diz Teixeira
Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura